Automotivo

Brasil alcança 1 milhão de carros novos vendidos em 2025

Depois de um avanço em maio, o mercado automotivo brasileiro teve uma leve desacelerada em junho. Segundo os dados de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, foram registrados 202.164 veículos novos no mês passado, uma queda de 0,14% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma redução de 5,69% se compararmos com maio, que tinha 214.363 unidades.

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A Fiat, com impressionantes 41.834 unidades vendidas, continuou na liderança pelo 54º mês seguido. Porém, a Volkswagen, que vendeu 37.051 unidades, mostrou um crescimento de mais de 24% em relação a 2024, encurtando distâncias. E a Chevrolet, que aparece em terceiro com 21.923 unidades, viu suas vendas caírem quase 25%, apesar de ser a única das cinco maiores com desempenho positivo nas últimas semanas.

Para quem está sempre nas estradas, sabe como é importante um carro com bom retorno de vendas e confiabilidade. E falando em confiabilidade, a Hyundai e a Toyota fecharam o top 5, com 16.200 e 14.908 unidades, respectivamente, ambas também em baixa. A BYD, que está se destacando com um crescimento notável de 52% em um ano, vendeu 8.163 unidades, mas ficou atrás da Honda, que vendeu 9.187.

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Um dos pontos mais interessantes é a Mercedes-Benz, que deu um show com um aumento de quase 65% nas vendas. Em um cenário onde preços e margens são cada vez mais discutidos, essa marca conseguiu atrair a atenção dos motoristas que buscam sofisticação e qualidade.

Resultados do 1º semestre

No acumulado do primeiro semestre, o Brasil contabilizou 1.131.269 veículos vendidos, um crescimento de 5% em comparação com o ano passado, apesar de ter três dias úteis a menos. O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, comenta que, mesmo com as preocupações sobre a alta dos juros, o segundo semestre geralmente é melhor que o primeiro.

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Dentre as marcas, a Fiat se destaca com 241.418 unidades, mantendo uma vantagem de mais de 56 mil em relação à Volkswagen, que ficou com 185.374 unidades. A disputa pelo quarto lugar está pegando fogo, com a Toyota na frente com 89.008 unidades vendidas, enquanto a Hyundai ficou bem perto com 86.316.

É interessante notar que a BYD teve um crescimento impressionante de 46,5%, fechando a primeira metade do ano com 47.709 unidades, ficando a menos de 3 mil da Honda. A Citroën, com seu novo modelo Basalt, também teve um avanço considerável de quase 27%.

E, em tempos de desafios, a Mercedes-Benz soube reduzir seus preços e assim teve um aumento de mais de 40% nas vendas, mostrando que, às vezes, uma estratégia bem planejada pode fazer toda a diferença.

No fim das contas, o mercado automotivo brasileiro segue dinâmico e cheio de surpresas. Cada mês traz novos números, novas marcas e certas reviravoltas que fazem a gente amar ainda mais tudo que envolve esse universo sobre rodas.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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