Bombeiros estabelecem regras para recarga elétrica em prédios

Foi divulgada nesta terça-feira, dia 26, a nova Diretriz Nacional sobre Instalação de Carregadores para Veículos Elétricos. Ela foi criada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros e tem como objetivo definir regras de segurança e padronização para os pontos de recarga em garagens, condomínios e estacionamentos em todo o Brasil.
Essa iniciativa surge em meio ao crescimento acelerado da frota de elétricos e híbridos no país. A medida entra em vigor em 180 dias e traz novidades importantes: apenas os carregadores do modo 3 (wallbox) e modo 4 (rápidos) poderão ser usados, o que significa que aquelas tomadas comuns e carregadores portáteis estão fora de jogo. E, convenhamos, quem já tentou carregar um carro elétrico em uma tomada 110V sabe o quão frustrante pode ser.
Exigências de Segurança
Entre os principais requisitos, destacam-se a necessidade de um disjuntor exclusivo para cada ponto de recarga, além de um botão de desligamento de emergência que deve ficar a até cinco metros da vaga. Também será necessário ter sinalização clara para identificar os carregadores e seguir as normas da ABNT na instalação. Para as residências, as normas também se aplicam, mas sem a obrigatoriedade de sprinklers.
Infraestrutura em Prédios Novos
Agora, se você mora em um prédio novo, prepare-se: será exigida uma infraestrutura completa de combate a incêndio. Isso inclui sprinklers, detecção de fumaça, exaustão mecânica e estruturas resistentes ao fogo por até 120 minutos. Já os prédios antigos terão prazos de adaptação que serão definidos por cada estado.
Para os síndicos e moradores, a recomendação é dar início aos projetos elétricos e de segurança o quanto antes. E vale a pena lembrar que instalar um carregador residencial pode custar até R$ 10 mil, dependendo da fiação e do sistema elétrico. Pode parecer um investimento alto, mas a conveniência e a segurança que isso traz valem a pena, especialmente durante as vistorias.
Opiniões Divididas
Embora a medida seja vista como um avanço na segurança, as opiniões estão divididas. Algumas entidades do setor acreditam que essas exigências podem encarecer as obras e, consequentemente, atrasar a expansão da infraestrutura de recarga. No entanto, a diretriz cria parâmetros nacionais novos que visam proteger moradores, veículos e edificações.
Quem já passou por um incêndio em estacionamento sabe como a segurança é importante. Então, essas novas regras podem acabar sendo um passo positivo para que todos nós possamos desfrutar do prazer de dirigir um veículo elétrico com mais tranquilidade.