Automotivo

Audi planeja vender 2 milhões de carros anuais, rivalizando com a Mercedes-Benz

A Audi está entrando em uma nova fase. Com a apresentação do Conceito C, a marca promete não apenas um design inovador, mas também melhorias nos acabamentos internos, que estavam gerando críticas. A expectativa é otimista, e a montadora quer chegar à incrível marca de 2 milhões de carros vendidos por ano. Vamos ver como isso vai rolar!

Com essas mudanças, a Audi, que é parte do Grupo Volkswagen, espera competir de igual para igual com a Mercedes-Benz, um dos grandes nomes do segmento de luxo. É claro que é um desafio e tanto, mas a marca está determinada a reverter a situação e conquistar mais market share.

Dobrar a meta

A Audi já tinha batido a marca de um milhão de vendas em 2008, e agora o plano é “dobrar essa meta”. Fontes internas revelam que a montadora está organizando um plano ambicioso, que deve ser apresentado até 2025. Nem tudo está claro sobre quando essa meta será atingida, mas sabemos que o desafio é realmente grande.

Nos últimos anos, a fabricante tocou seu auge em 2023 com quase 1,9 milhão de carros vendidos. Só que em 2024, as vendas caíram cerca de 11,8%, para aproximadamente 1,67 milhão de unidades. Um dado que chama atenção é que a Tesla ultrapassou a Audi pela primeira vez, com mais de 1,7 milhão de elétricos entregues. E a Mercedes e a BMW também estão na briga, com vendas robustas.

A3 voltará a ser carro de entrada

Enquanto sonha em atingir os 2 milhões, a Audi está mexendo em seu portfólio. O A1 e o Q2, que eram os modelos mais em conta, vão sair de linha. O A3 vai voltar a ser o carro de entrada da marca. Isso significa que, para quem está a fim de um Audi sem pesar tanto no bolso, o A3 vai ser a pedida.

E tem mais! Em relação aos elétricos, existe uma promessa de um modelo mais acessível chegando em 2026. O Concept C deve seguir na sequência em 2027, mas a expectativa não é de grandes volumes. O mercado de esportivos parece estar encolhendo, e a falta de opções a gasolina mais baratas complica ainda mais para os novos consumidores.

Foco nos EUA

Embora a Audi não tenha confirmado os planos de alcançar as 2 milhões de vendas, tudo indica que os Estados Unidos serão fundamentais nessa estratégia. Eles estão considerados iniciar a produção local para escapar das tarifas, o que pode ajudar a aumentar as vendas por lá. Mas em 2024, a situação não foi das melhores; a marca vendeu cerca de 196 mil carros nos EUA, uma queda de 14% em relação ao ano passado.

Se realmente quiser dobrar a meta, a Audi vai precisar fazer algumas promessas mais realistas. Eles já deram um passo atrás ao decidir não abandonar totalmente os motores a combustão até 2032, mostrando que a transição vai ser mais gradual do que se pensava.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo