Automotivo

Alfa Romeo e Maserati se unem para desenvolver novos modelos

Após uma queda acentuada nas vendas, a Maserati, parte da família Stellantis, está revendo suas estratégias. No último ano, as vendas da marca despencaram 57%, totalizando apenas 11.300 carros vendidos. Para reverter essa situação, a empresa decidiu se unir a uma outra que também não está em sua melhor fase: a Alfa Romeo.

Santo Filici, o CEO das duas marcas, confirmou que há um plano em andamento para essa colaboração. Em uma conversa descontraída com a revista australiana Drive, ele mencionou que a proposta já está bem avançada, mas ainda precisa do aval dos novos líderes da Stellantis. O CEO do grupo, Antonio Filosa, está preparando um encontro no dia 23 de junho para acertar os últimos detalhes.

Uma fusão entre Maserati e Alfa Romeo não está nos planos. Filici destacou que ambas as marcas têm identidades e posições diferentes — a Maserati é uma opção de luxo, enquanto a Alfa é considerada premium. Apesar disso, a expectativa é que elas consigam trabalhar juntas em várias áreas, principalmente para cortar custos e encontrar oportunidades de sinergias.

Ele revelou que a colaboração envolve não só o desenvolvimento de novos veículos, mas também ajustes na estrutura organizacional e na rede de concessionárias. Em muitos casos, o simples fato de compartilhar conhecimentos e recursos pode fazer uma grande diferença.

Mas nem tudo são flores para a Maserati. O ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, contou que, embora os carros sejam bons, a falta de uma estratégia de marketing clara prejudicou bastante a marca. Por exemplo, o aguardado esportivo elétrico MC20 foi cancelado porque os consumidores mais ricos ainda preferem motores a combustão. E se você está ansioso pelo novo Quattroporte, deve saber que a chegada dele foi adiada até 2028.

A Alfa Romeo também não fica para trás. A nova geração do Stelvio e do Giulia está atrasada, e isso está criando um certo desconforto. Inicialmente, eles deveriam ser apenas elétricos, mas a demanda por versões a combustão forçou a marca a alinhar um planejamento diferente, o que significa mais desenvolvimento e tempo no cronograma.

Enquanto essas reestruturações estão em andamento, é fácil perceber que as montadoras estão passando por um período de adaptação. Entre os tradicionais motores e a nova onda elétrica, o caminho a seguir é desafiador, mas é sempre animador ver a paixão pela engenharia automotiva em ação. Afinal, quem não ama dar uma volta ao volante de um clássico Maserati ou Alfa Romeo?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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