Mercedes-Benz amplia uso do motor V8 em mais modelos

A Mercedes-Benz acredita que ainda há espaço para motores grandes, mesmo em um mundo tão voltado para a eletrificação. Por isso, a AMG, a divisão de performance da marca, está na labuta para desenvolver um novo motor V8. E a melhor parte? Ele pode chegar a carros que atualmente não possuem tanto poder sob o capô.
Michael Schiebe, chefe da AMG, compartilhou em uma entrevista que a equipe em Affalterbach está suando a camisa para criar esse novo motor V8. Embora a Mercedes tenha falado sobre um propulsor “eletrificado e tecnológico”, a AMG não precisa se prender a isso. Afinal, quem não gosta de ouvir o ronco grave de um motor V8, não é mesmo?
O que está por trás dessa decisão?
Pode parecer contraditório investir em um motor V8 quando muitos fabricantes estão optando por motores menores. Contudo, a AMG percebeu uma demanda robusta por carros de luxo com motores de oito cilindros. Eles querem realizar os sonhos dos clientes, e a análise deles mostra que esse investimento vale a pena a longo prazo.
Schiebe afirmou que o V8 ainda tem um bom tempo pela frente, mesmo com as futuras proibições de vendas de carros a gasolina na União Europeia. Vale lembrar que fora da Europa, como nos Estados Unidos, as regras são mais flexíveis e o mercado ainda abraça esses motores mais potentes. Quem já teve a oportunidade de pisar fundo em um V8 sabe do que estamos falando: a adrenalina parece multiplicar!
E o futuro do C63?
Infelizmente, essa boa notícia não se estende ao C63, que não deve receber o novo V8 tão cedo. Um porta-voz da AMG confirmou que não há planos de substituir o motor turbo de quatro cilindros do modelo. Recentemente, surgiram rumores na Alemanha de que o C63 poderia ser trocado por um C53 com motor de seis cilindros. A empresa ainda não se posicionou oficialmente sobre essas especulações.
A repaginação do C63 pode ser uma oportunidade para a AMG corrigir a rota com o próximo CLE63. Seria incrível ver um motor digno de um cupê de alto desempenho! E não podemos esquecer que a Mercedes ainda mantém o seu poderoso V12, um motor biturbo de 6,0 litros, que faz parte do Classe S. É uma maravilha que também equipa o Pagani Utopia.
A situação dos motores V12
Falando em motores grandes, os V12 estão se tornando uma raridade. A BMW já aposentou o seu há três anos, e a Audi não vende um carro W12 desde 2017. Será que a Mercedes-Benz conseguirá manter essa tradição viva? O que podemos fazer é torcer e, claro, aproveitar cada passeio em um carro que tenha aquele ronco incomparável.
Os motores grandes têm um charme único, e para quem é apaixonado por velocidade e potência, isso nunca sairá de moda.