Comparação detalhada: entenda as diferenças.

Após o lançamento dos SUVs H6 e Tank 300, a GWM resolveu entrar de cabeça na briga dos grandes. Agora, com o H9, a marca tenta conquistar um espaço no mercado que já tem seu líder: o Toyota Hilux SW4. Mas será que o H9 tem o que é preciso para se destacar?
Vamos dar uma olhada nos detalhes técnicos de cada um e descobrir o que o H9 traz de novo para o jogo, em comparação com o SW4, que é tão conhecido e respeitado entre os brasileiros.
O Haval H9 promete uma boa relação custo-benefício, começando com um preço de R$ 309.000. Isso é cerca de R$ 110 mil a menos que o modelo mais acessível do SW4. Claro que, após o dia 20 de setembro, o preço do H9 sobe para R$ 319 mil. Para quem está pensando na compra, essa diferença faz diferença no bolso e pode ser um ponto a favor.
Motor e câmbio
O H9 chega com um motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e torque de 48,9 kgfm, ligado a um câmbio automático de nove marchas. O desempenho promete, com 0 a 100 km/h em 12 segundos e uma velocidade máxima de 165 km/h. O consumo? Aproximadamente 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Para o motorista que roda bastante, esses números são essenciais.
Já o SW4 vai com um motor 2.8 turbodiesel, com 204 cv e torque de 50,9 kgfm. Ele é um pouco mais rápido, indo de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atingindo 180 km/h no máximo. O consumo dele, no ciclo urbano, é de 9,3 km/l, e na estrada, 10,5 km/l. Para quem dirige muito em estrada, perceber como o motor responde é fundamental.
Tamanho e proporções
O Haval H9 tem 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,93 m de altura, com um entre-eixos de 2,85 m – o maior da categoria. Além disso, o porta-malas é realmente espaçoso, oferecendo 88 litros com os sete assentos ocupados. Com a terceira fileira rebatida, esse número sobe para 791 litros e, com as duas fileiras baixadas, chega a incríveis 1.580 litros.
Por outro lado, o SW4 mede 4,795 m de comprimento e tem um porta-malas com capacidade para 500 litros, que pode ser reduzido para 180 litros quando os assentos traseiros estão em uso. Assim, na prática, os espaços de bagagem se equivalem, dependendo da configuração. Aqui, só é bom lembrar que a GWM mede o bagageiro com água, enquanto a Toyota faz a medição tradicional.
Interior e equipamentos
No Haval H9, a lista de equipamentos é realmente impressionante. Ele traz suspensão dianteira independente, faróis matriciais Full LED e rodas de 19″. Por dentro, o H9 é cheio de mimos: bancos dianteiros com massagem, aquecimento e ventilação, além de um painel digital e uma tela multimídia de 14,6” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Não podemos esquecer da segurança: são seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência. E o que é mais interessante, o H9 vem com uma garantia de 10 anos. Isso mostra a confiança da marca.
Em contraste, o interior do SW4 está um pouco mais datado, com um design que não muda muito desde 2016. Embora ainda seja equipado com câmeras de 360º e sistema Toyota Sense, é visível que a concorrência está se modernizando.
Entre os dois modelos, a escolha passa por entender o que cada um oferece. O Haval H9 é para quem valoriza inovação e tecnologia a um preço interessante. O SW4, por outro lado, atrai aqueles que buscam tradição e uma marca sólida no mercado. E aí, qual deles vai fazer você sair na frente na hora de decidir?