ICE inicia operação em Illinois para combater crimes de imigrantes ilegais

Operação visa prender criminosos em Chicago após caso de fatalidade
Chicago – O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou a Operação Midway Blitz, em memória de Katie Abraham, que perdeu a vida em um acidente de trânsito causado por um imigrante indocumentado na Illinois. A operação foca em prender imigrantes ilegais com histórico criminal na cidade, que se sentem protegidos pelas políticas de santuário do governador J.B. Pritzker.
A Operação Midway Blitz tem como objetivo abordar a presença de imigrantes ilegais considerados perigosos nas ruas de Chicago. A medida foi anunciada após a morte de Katie Abraham, que foi vítima de um acidente provocado por Julio Cucul-Bol, um imigrante ilegal com antecedentes criminais. A assistência da Secretaria, Tricia McLaughlin, afirmou que a operação está direcionada a indivíduos com os crimes mais graves.
As políticas do governador Pritzker têm sido criticadas por alguns setores, pois, segundo afirmam, facilitam a liberação de criminosos, incluindo membros de gangues, estupradores e traficantes. A mensagem é clara: se alguém entrar no país de forma ilegal e cometer crimes, haverá ações para localizar, prender, deportar e proibir a entrada dessa pessoa novamente nos Estados Unidos.
Diversos imigrantes indocumentados que possuem um histórico criminal estão atualmente livres nas ruas de Illinois. Dentre eles, destacam-se:
Gabriel J Valle Galvez: Mexicanos de 47 anos, com múltiplas condenações, incluindo agressão e direção sob influência de álcool. Ele é associado à gangue Latin Kings.
Javier Carmelo Casillas Gomez: Mexicano de 46 anos, condenado por prostituição forçada e violência doméstica, além de ter um mandado ativo por fabricação de drogas.
Victor Manuel Gomez-Atilano: Mexicano de 45 anos, com antecedentes de deportação e condenações por uso ilegal de arma.
Ricardo Salas Muro: Mexicano de 41 anos, com condenações por furto e posse de drogas, liberado repetidamente apesar de detenções ordenadas pela ICE.
Dany Daniel Hernandez Colina: Venezuelano de 27 anos, membro da gangue Tren de Aragua, com diversas prisões por furto.
Carlos Johendy Gonzales Montero: Venezuelano de 36 anos, também membro da Tren de Aragua, que enfrenta acusações graves como assalto armado.
Oscar Remiez Vences: Mexicano de 30 anos, integrante da gangue Two Six, condenado por uso imprudente de armas e agressão doméstica.
Frankismar Oliveira-Infante: Venezuelano de 39 anos, com condenações por uso ilegal de arma e agressão.
Rutilo Uriostegui Mojica: Mexicano de 28 anos, com histórico de reentrada ilegal e posse de drogas.
Pedro Enrique Colmenares Gonzalez: Venezuelano de 34 anos, membro da Tren de Aragua, com antecedentes graves como agressão sexual e sequestro.
- Abdul Raza Al Kaby: Iraqiano de 60 anos, com acusações de agressão e homicídio. Ele possui uma ordem de deportação desde 1997, mas foi liberado diversas vezes.
Esses casos exemplificam as preocupações sobre a segurança pública e a execução das leis de imigração em Chicago, em meio às discussões sobre políticas de santuário.