Automotivo

Volkswagen garante que novos elétricos terão design mais tradicional

Na última década, a Volkswagen passou por um verdadeiro reboliço. Depois do famoso escândalo do dieselgate, a montadora viu que precisava se reinventar. A ideia era mostrar que estava pronta para um novo futuro, mais limpo e tecnológico. Assim surgiu a família ID, uma linha de elétricos que, embora cheia de novidades, não conquistou o público como os clássicos da marca.

A ousadia era grande: trocar nomes tradicionais como Golf e Passat por IDs modernos, sinalizando a nova era da Volkswagen. Mas, na prática, essa mudança não foi tão simples. Os amantes de carros perceberam que abandonar nomes consagrados só fazia com que a VW se distanciasse do que sempre a diferenciou dos concorrentes.

Agora, quase dez anos depois do lançamento do primeiro modelo ID, a Volkswagen decidiu dar uma guinada. O novo ID.Polo já representa essa mudança de abordagem. Em uma conversa com a revista Auto Motor und Sport, Andreas Mindt, o chefe de design da marca, mencionou que o estranhamento inicial já passou e que é hora de criar carros que realmente pareçam… carros.

Ele também criticou alguns designs que a marca adotou anteriormente, como os que lembravam geladeiras futuristas. A ideia era criar algo inovador, mas isso comprometeu a ergonomia e trouxe problemas, como o superaquecimento do interior e o gasto excessivo de bateria para climatização. “Aprendemos com isso”, afirmou Mindt.

A busca do design mais amigável vai além de apenas atrair o olhar. A Volkswagen quer recuperar a empatia com os consumidores e se aproximar novamente de seu público. Enquanto outras marcas como Porsche e Lamborghini se destacam pelo desempenho e estilo agressivo, a VW quer ser conhecida por ser simpática, algo que ficou claro nas palavras de Mindt.

Outra novidade é que a marca pretende deixar de lado a sigla “ID” em seus futuros lançamentos. Eles planejam voltar a usar nomes mais familiares e que despertem uma conexão emocional. Essa mudança pode ser o ingrediente que faltava para deixar de lado a imagem de eletrodoméstico sobre rodas.

E quando falamos de simpatia, é impossível não lembrar do Fusca, que fez história exatamente por seu carisma e apelo emocional, não apenas por sua eficiência. A versão ID.Buzz quase seguiu essa lógica de sucesso, mas o preço elevado foi um empecilho. Agora, só o tempo dirá se a Volkswagen conseguirá equilibrar identidade, carisma e um preço acessível na sua nova linha de elétricos.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo