Automotivo

Colisão do Li Auto i8 com caminhão gera polêmica na China

O lançamento do Li Auto i8, um carro elétrico que ocorreu no dia 29 de julho, virou assunto nas redes sociais, e não foi por qualquer motivo. A marca decidiu mostrar um teste de colisão em que o i8 bate de frente com um caminhão a impressionantes 100 km/h. E a cena? Deixar as rodas do caminhão no ar e destruir a cabine do bicho grande causou furor entre os internautas. Alguém já viu um carro de passeio conseguir isso?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após a polêmica ganhar força, a Li Auto tratou logo de esclarecer que a batida foi feita por uma agência independente e que, mesmo com o impacto, a estrutura principal do i8 ficou firme. Segundo eles, as colunas do carro não cederam, as portas se abriram sozinhas e os nove airbags funcionaram perfeitamente, sem vazamentos ou incêndios na bateria. O legal é que um carro bom tem que se sair bem em situações assim, ainda mais se você pensa em segurança.

O CEO Li Xiang deixou claro que o caminhão envolvido na batida era um Dongfeng Liuzhou de 8 toneladas, sem carga, tentando reforçar a segurança e a robustez do i8. Mas, não demorou muito para que os comentários e críticas começassem a pipocar na internet. Muitos internautas levantaram a suspeita de que o teste parecia ter sido encenado. E a própria Dongfeng pediu um basta, dizendo que as pessoas perceberiam o truque.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O vídeo oficial acabou ganhando um filtro: a marca do caminhão foi borrada, o que só aumentou as especulações. Em 31 de julho, a Dongfeng acusou a Li Auto de usar indevidamente a imagem do seu veículo, afirmando que a colisão não representava uma situação real de trânsito e afetava o mercado. A Li Auto, por sua vez, defendeu que o teste seguiu todas as normas e foi conduzido por profissionais independentes.

O instituto responsável pelo teste, que é o China Automotive Engineering Research Institute, confirmou que tudo foi realizado conforme os padrões técnicos, e que não houve favorecimento para a Li Auto. Mesmo assim, a Dongfeng manteve sua posição, sugerindo que a suspensão do caminhão poderia ter sido manipulada para resultar nesse impacto extraordinário. A internet, com seu humor característico, se divertiu com a situação, fazendo piadas e sugerindo que um novo teste só faria sentido se os CEOs estivessem dentro dos veículos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa situação toda acendeu um debate maior sobre a autenticidade das propagandas automotivas na China. Para muitos, é difícil acreditar que um carro de 2,6 toneladas possa levantar as rodas de um caminhão de 8. Com isso, a confiança em marcas como a Li Auto pareceu estremecer, e o vídeo acabou virando meme nas redes sociais—um lembrete de como a percepção e a realidade podem muitas vezes divergir no mundo das quatro rodas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo