Porsche 911 Turbo S híbrido chegará em 2025

A Porsche está prestes a lançar a nova versão do seu icônico 911 Turbo S em 2025, e a notícia não poderia ser mais empolgante! Como já se esperava, este modelo vai entrar na era tecnológica com um sistema híbrido. O CEO da marca, Oliver Blume, fez o anúncio durante a apresentação dos resultados semestrais e também mencionou que uma versão “não-S” do 911 deve ser revelada logo em seguida.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A eletrificação do Turbo S não é uma surpresa total. Em 2024, o então CFO Lutz Meschke já havia deixado escapar que a atualização da geração 992 traria essa novidade para a versão mais poderosa da linha. Agora, temos mais detalhes: a nova tecnologia híbrida usará baterias fornecidas pela V4Drive GmbH, uma empresa do Grupo Varta que a Porsche adquiriu recentemente. Esses avanços prometem entregar um desempenho ainda mais impressionante.
Solução híbrida já nas ruas
Se você já teve a oportunidade de experimentar um Porsche GTS, vai entender que a base tecnológica do novo Turbo S já está em uso por aí. O GTS foi o primeiro modelo da linha 911 a adotar o sistema T-Hybrid, que utiliza baterias cilíndricas de 1,9 kWh. Essa novidade está sendo produzida em duas fábricas na Alemanha, com um total de 375 funcionários focados na eletrificação do modelo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Não temos ainda números exatos sobre a potência ou o desempenho do novo Turbo S, mas é bem provável que ele seja mais forte que o atual, que já entrega 640 cv e 81,6 kgfm. Porém, a introdução das baterias pode complicar um pouco essa receita, já que o GTS, por exemplo, acrescentou 47 kg por conta da eletrificação — um detalhe a ser observado por quem gosta de desempenho e agilidade.
Novas versões elétricas estão no horizonte
Além da nova versão Turbo S, Blume deixou claro que a Porsche está trabalhando em “novos derivados” da linha 911, com foco em modelos que desafiarão ainda mais o desempenho desta geração 992.1. O GT2 RS é um dos fortes candidatos a receber o powertrain híbrido, mas devemos esperar um bom tempo, já que essa versão costuma ser lançada mais para o fim do ciclo de vida do modelo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mais mudanças estão a caminho na linha de esportivos convencionais. A produção dos atuais 718 Cayman e Boxster vai ser encerrada em outubro, e os novos modelos virão com propulsão 100% elétrica após o Cayenne EV, que deve chegar em 2026. Isso marca uma nova era para a Porsche, embora alguns puristas possam sentir falta do ronco inconfundível dos motores a combustão.
É interessante notar que, ao contrário do Macan, que ainda terá uma nova geração a gasolina prevista para 2028, não há indícios de que o Cayman ou o Boxster passem a ter motores a combustão na próxima geração. Essa é uma aposta ousada, considerando que a emoção que esses modelos sempre proporcionaram foi muito ligada aos seus motores, mesmo os de quatro cilindros. E, para quem ama trocar marchas, a transmissão manual também deve deixar de existir com os novos elétricos.
Com todos esses avanços, a expectativa só cresce para ver como a Porsche vai unir tradição e inovação nesse novo momento da indústria automotiva. É um mundo novo para os apaixonados por velocidade e adrenalina!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE