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A guerra de preços começou: o carro popular de R$67 mil é real

A “canetada” do governo mal secou no papel, e a guerra de preços mais brutal dos últimos anos já começou. Após o anúncio do programa “Carro Sustentável”, que zera o imposto (IPI) para modelos populares, as montadoras entraram em um frenesi de descontos, e o sonho do carro 0km abaixo dos R$ 70 mil, que parecia impossível, se tornou realidade da noite para o dia.

Renault e Fiat saíram na frente com uma agressividade que assustou o mercado, anunciando descontos que chegam a mais de R$ 13 mil em seus modelos de entrada.

A Volkswagen não ficou para trás e contra-atacou com uma campanha de “IPI em dobro”. O resultado? Uma liquidação histórica que pode ser a sua chance de ouro de colocar um carro novo na garagem.

É a melhor oportunidade em anos para quem busca um veículo acessível. Mas quais foram as primeiras “vítimas” dessa guerra de preços?

Quanto os carros mais baratos do Brasil estão custando agora? E quais outras marcas devem entrar na briga? Preparamos um dossiê com os novos preços que vão te fazer correr para uma concessionária.

O massacre da Renault e da Fiat: o carro de R$67 mil

A Renault e a Fiat não perderam tempo e foram as primeiras a anunciar seus novos preços, com descontos que vão muito além da simples isenção do IPI de 7%. Elas adicionaram bônus próprios para aniquilar a concorrência.

  • Renault Kwid Zen: O campeão do desconto. Seu preço de tabela de R$ 80.690 despencou para R$ 67.290, uma redução inacreditável de R$ 13.400.
  • Fiat Mobi Like: O rival direto do Kwid não ficou para trás. O preço caiu de R$ 80.990 para R$ 67.990, um desconto de R$ 13.000.

Esses dois modelos, oficialmente, reinauguraram a era do carro popular abaixo dos R$ 70 mil no Brasil.

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O contra-ataque da Volkswagen: “IPI em dobro”

A Volkswagen, líder de mercado, respondeu à altura. A marca não apenas aplicou o desconto do IPI em seus modelos elegíveis, como o Polo Track (que caiu de R$ 95.790 para R$ 87.845), mas também lançou uma campanha de “IPI em dobro” e descontos para outros carros que nem entram no programa do governo.

  • Volkswagen Saveiro Robust: A picape de entrada teve a maior redução da marca, com um desconto de R$ 20.623, baixando seu preço para R$ 88.867.
  • Polo Highline e T-Cross 200TSI: Mesmo sendo versões turbo e mais caras, a VW está oferecendo bônus que superam os R$ 11 mil, mostrando que a guerra é para valer em todos os segmentos.

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E as outras? O que esperar de Chevrolet, Hyundai e Peugeot

Enquanto as três gigantes saíram na frente, as outras marcas que têm modelos elegíveis — como Chevrolet (Onix), Hyundai (HB20) e Peugeot (208) — ainda estão avaliando suas estratégias. A expectativa do mercado é que elas sejam forçadas a entrar na briga nos próximos dias para não perderem vendas.

O recado para o consumidor é claro: a hora é agora. Com a concorrência acirrada e o incentivo do governo, os próximos dias serão o melhor momento para pesquisar, negociar e, finalmente, realizar o sonho do carro novo por um preço que não se via há muito tempo. A guerra de preços está só começando, e quem ganha é você.

Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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