Notícias AgoraAutomotivo

Lista de carros muito seguros por menos de R$ 60 mil hoje

Você vai a uma concessionária hoje e o cenário é desolador. Os carros populares, os mais “básicos” do Brasil, já custam R$ 80, R$ 90 mil. E o pior: por esse preço, eles vêm “pelados” no quesito segurança, oferecendo apenas os dois airbags frontais que são obrigatórios por lei.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A sensação é de que, para ter um carro verdadeiramente seguro para a sua família, você precisa gastar uma fortuna em um SUV ou em um sedã de luxo.

O mercado de carros usados, por outro lado, parece um campo minado. São tantas opções que a gente fica perdido, com medo de comprar um carro que vai dar dor de cabeça e que não oferece a proteção que a gente busca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas, e se eu te dissesse que, escondidos nesse mar de ofertas, existem verdadeiros “bunkers” sobre rodas?

Carros de categorias superiores, que um dia foram caros e cobiçados, mas que hoje, com alguns anos de uso, custam menos de R$ 60 mil e vêm recheados de equipamentos de segurança que você não encontra em nenhum carro popular zero quilômetro? Nós vasculhamos os dados do mercado e encontramos 5 dessas fortalezas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ‘francês esquecido’: Fluence, o sedã com segurança de carro de luxo

O Renault Fluence Privilège 2.0 (2015) é, talvez, o segredo mais bem guardado do mercado de usados. Por ter uma desvalorização alta, hoje ele pode ser encontrado por cerca de R$ 58 mil. E o que você leva por esse preço é um pacote de segurança de carro de luxo:

  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controle de estabilidade e de tração
  • Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
  • Sistema Isofix para cadeirinhas infantis

Veja mais: Top 10 carros que mais desvalorizam no Brasil

O ‘popular seguro’ e o ‘médio imbatível’: Onix e Focus

Se você prefere um carro mais novo ou um hatch com uma dirigibilidade aclamada, duas opções se destacam.

  • Chevrolet Onix LT 1.0 (2020): Por cerca de R$ 59 mil, você leva para casa um dos carros mais vendidos do Brasil, mas em uma versão que já vinha com um pacote de segurança muito acima da média para a categoria. Ele oferece seis airbags de série, além de controle de estabilidade e tração.
  • Ford Focus SE Plus 1.6 (2016): O Focus saiu de linha, e por isso seus preços despencaram. Hoje, por cerca de R$ 54 mil, você compra um hatch médio com uma estabilidade e um prazer ao dirigir que nenhum popular oferece, e que já vinha com airbags laterais, controle de tração e estabilidade e assistente de emergência.

Veja mais: Nissan vai exportar carros elétricos produzidos na China

Os ‘tanques de guerra’ para a família: a Freemont de 7 lugares e a Jetta Variant

Para quem precisa de espaço para a família, mas não abre mão da segurança, o mercado de usados esconde dois verdadeiros “tanques de guerra” por menos de R$ 60 mil.

  • Fiat Freemont Precision 2.4 (2014): Por cerca de R$ 57 mil, você leva um SUV gigante, com capacidade para sete passageiros e um pacote de segurança robusto, que inclui seis airbags, controle de estabilidade e até um sistema anti-capotamento.
  • Volkswagen Jetta Variant 2.5 (2012): Esta é a “joia” da lista para quem entende de carro. Uma perua alemã, com um motorzão de 170 cavalos e um porta-malas gigantesco. Por cerca de R$ 55 mil, ela te oferece seis airbags, controles de tração e estabilidade, e uma construção e uma segurança na estrada que são de outro patamar.

A lição é clara: com um pouco de pesquisa, é possível encontrar carros usados que entregam um nível de segurança muito superior ao de um zero quilômetro popular, pagando muito menos por isso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo