Automotivo

Ferrari sugere clássicos para quem busca carro manual

A Ferrari decidiu deixar as caixas de câmbio manuais de lado após o modelo California, vendido em 2012. Naquele tempo, apenas algumas unidades eram vendidas com pedal de embreagem, o que mostra que a procura por esse tipo de câmbio era quase zero. Mas isso não foi tudo; havia ainda outro motivo por trás da decisão.

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Em 2016, o chefe de tecnologia da marca, Michael Leiters, foi bem direto: não existe uma caixa manual que supere uma automática de dupla embreagem atualmente. Mesmo assim, sempre tem aquele fã apaixonado que ainda tem saudades da alavanca tradicional.

Para esses apaixonados por um passado com mais engajamento ao volante, a Ferrari deixou uma mensagem bem clara: “Quer sentir o prazer de trocar marcha? Então, adquira um usado.” A declaração de Enrico Galliera, diretor de marketing da marca, foi bem honesta. Ele finalizou dizendo que a Ferrari já oferece modelos manuais em seus clássicos. Então, se você tem um desses guardados na garagem, é hora de tirar a poeira.

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Falando nisso, a Ferrari tem seu programa Corsa Piloti, onde os aficionados podem aprender a pilotar como os grandes campeões de corrida. É uma mistura de teoria e prática, perfeita para quem quer entender de verdade como é dirigir um esporte de alta performance. Quem já teve a oportunidade de dar algumas voltas em pista sabe como isso é viciante.

Por outro lado, nem tudo está perdido para os puristas. A marca não descartou a possibilidade de lançar uma nova configuração manual, mas isso será reservado para poucos sortudos. Gianmaria Fulgenzi, que cuida do desenvolvimento de produtos, mencionou que algo assim poderia acontecer com algum supercarro da série Icona, como o Monza SP1/SP2 ou o Daytona SP3. Esses modelos, mais exclusivos, já têm preços exorbitantes, e quem compra um desses “com certeza está pensando nessa possibilidade”.

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Enquanto isso, outras marcas como a Porsche ainda surfam na onda do pedal de embreagem, especialmente em edições especiais do 911. A Ferrari até pode entrar nessa dança, cobrando um preço alto por um modelo com câmbio tradicional, mas a verdade é que a companhia já tem vendas garantidas até 2027. Com números recordes e a intensificação de sistemas de segurança e eletrônica, o câmbio manual vai ficando em segundo plano.

E vamos ser sinceros: quem dirige um carro esportivo contemporâneo quer aproveitar todas as facilidades que a tecnologia oferece, sem dores de cabeça! Com as exigências de sustentabilidade crescendo, fica cada vez mais difícil justificar o desenvolvimento de uma caixa manual.

A verdade é que a Ferrari sabe que os tempos mudaram. E para a maioria dos motoristas, a praticidade e a eficácia dos câmbios automáticos é o que conta na hora de deixar o trânsito para trás e sentir a adrenalina nas curvas.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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