A guerra de força: os 10 SUVs compactos mais potentes do Brasil

Eles dominaram as ruas, viraram o sonho de consumo da família brasileira e transformaram a paisagem automotiva do país. Os SUVs compactos são uma febre. Mas, por trás do design robusto e da posição elevada de dirigir, existe uma guerra silenciosa travada nos motores. Uma batalha de cavalaria, torque e aceleração que define quem realmente manda no asfalto.
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Muitos se enganam, acreditando que o SUV mais vendido é também o mais forte, ou que um visual “invocado” é sinônimo de potência.
Contudo, a lista dos 10 mais potentes do Brasil em 2025 é cheia de surpresas, reviravoltas e até mesmo alguns “falsos fortes” que ficam para trás. E o campeão, o rei da potência, pode não ser quem você imagina.
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Preparamos o ranking definitivo, usando os números oficiais das montadoras para revelar quais são os SUVs compactos que entregam a maior cavalaria e o melhor tempo de aceleração de 0 a 100 km/h. Prepare-se para conhecer as verdadeiras feras escondidas sob o capô.
Os reis do escorpião: o veneno italiano no topo
No topo da cadeia alimentar, não há para ninguém. A Fiat, com sua divisão esportiva Abarth, colocou dois modelos no topo do pódio, ambos equipados com o motor T270 1.3 turbo, um dos mais potentes produzidos no Brasil.
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- 1º – Fiat Fastback Abarth (185 cv): Com 185 cv e um 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, o SUV com corpo de cupê é o rei absoluto da potência no segmento.
- 2º – Fiat Pulse Abarth (185 cv): Com o mesmo motor e o mesmo tempo de aceleração, o irmão menor compartilha o trono, oferecendo uma experiência de “hot hatch” em um corpo de SUV.
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A nova ordem: SUVs elétricos e japoneses na caça
Logo atrás da dupla da Abarth, a nova ordem do mercado se impõe. A tecnologia japonesa e a força dos elétricos chineses mostram que a potência tem muitas caras.
- 3º – Honda HR-V (177 cv): Em suas versões Advance e Touring, o HR-V vem com um motor 1.5 turbo de 177 cv, que o leva de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. É a prova de que a Honda sabe fazer mais do que carros confiáveis.
- 4º – BYD Yuan Pro (177 cv): O primeiro elétrico da lista empata em potência com o HR-V, mas o torque instantâneo do motor elétrico o faz vencer na aceleração, cumprindo o 0 a 100 km/h em impressionantes 7,9 segundos.
- 5º – Jeep Renegade (176 cv): Outro fruto do motor T270 da Stellantis. Todas as versões do Renegade, da mais barata à mais cara, entregam 176 cv, garantindo o título de um dos mais fortes do segmento.
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Os “falsos fortes” e os coadjuvantes de luxo
Muitos modelos com fama de potentes acabam ficando para trás nesta briga de cavalos.
- Hyundai Creta (167 cv): Em sua versão mais cara, a Ultimate, ele usa um motor 2.0 aspirado de 167 cv. É um motor forte e confiável, mas que não tem o “punch” dos rivais turbinados, ficando na 6ª posição.
- Renault Duster (163 cv): O motor 1.3 turbo, o mesmo de alguns Mercedes-Benz, garante ao Duster um lugar de respeito (7º), mas ele já foi mais potente antes das novas leis de emissões.
- Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid (160 cv): O sistema híbrido-leve garante 160 cv ao SUV da Chery, colocando-o na 8ª posição.
- Volkswagen T-Cross e Nivus (150 cv): Os queridinhos da VW, em suas versões Highline e GTS com motor 1.4 turbo, fecham a nossa lista na 9ª e 10ª posição. São extremamente ágeis e rápidos (o Nivus acelera mais que o T-Cross), mas em cavalaria pura, acabam superados pelos novos e potentes concorrentes.
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