Mercedes avalia protótipo do EQS com bateria de estado sólido

A Mercedes-Benz está dando aquela guinada no mundo dos elétricos, e a novidade agora é que desde fevereiro de 2025, eles estão testando um protótipo do EQS com baterias de estado sólido. E olha, os primeiros testes feitos em Stuttgart mostraram resultados impressionantes: até 1.000 km com uma única carga! Isso é cerca de 25% a mais do que estamos acostumados com as baterias tradicionais.
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Essa ideia de bateria nova nasceu de uma parceria com a americana Factorial Energy, que já rola desde 2021. No verão de 2024, a Mercedes recebeu seu primeiro lote de células para começar as experiências. E não é só isso: a equipe do Mercedes-AMG High Performance Powertrains deu uma mãozinha, trazendo sua expertise de Fórmula 1 para o projeto.
Para encaixar essa tecnologia de ponta no EQS, a marca precisou fazer algumas adaptações no carro, como modificar componentes e acessórios. Um dos grandes avanços está na densidade de energia. Enquanto as baterias de íon de lítio atuais oferecem entre 200 a 300 Wh/kg, essas novas devem chegar a 450 Wh/kg, mantendo o mesmo tamanho e prometendo maior alcance. Já imaginou viajar longas distâncias sem aquela preocupação de ficar na mão?
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Mas não é só autonomia que a Mercedes está pensando. A segurança também está no topo da lista. A troca do eletrólito líquido por um sólido ajuda a elevar a temperatura de inflamabilidade. Isso acaba permitindo um sistema de resfriamento passivo, pois essas células se comportam melhor em temperaturas mais altas. Outro desafio superado foi o controle da pressão interna das baterias. Como não tem mais o líquido que ajudava na movimentação dos íons, eles desenvolveram um sistema com um atuador pneumático. Essa tecnologia garante um contato perfeito entre ânodo e cátodo e é uma inovação patenteada pela marca.
Uwe Keller, o responsável pelo desenvolvimento das baterias na Mercedes, comentou que os pilares desse projeto são segurança, confiabilidade e sustentabilidade. Ele ainda fez questão de ressaltar a importância de tornar essas baterias recicláveis e com uma pegada de carbono reduzida.
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Os testes nas estradas vão continuar por pelo menos mais um ano, mas com a agilidade que a equipe da Fórmula 1 transmite, a expectativa é que tudo aconteça mais rápido. Keller até soltou uma piada sobre como o pessoal da F1 é rápido na prototipagem.
E não pense que a tecnologia de estado sólido é exclusividade da Mercedes. A própria Factorial também abastece empresas como Stellantis, Hyundai e Kia. A Stellantis, por exemplo, já está planejando lançar um Dodge Charger Daytona em 2026 com células que superam 390 Wh/kg. Se você está de olho em elétricos, não deixe de conferir o novo SUV Leapmotor C11 de 2026.
A Mercedes espera que essas baterias de estado sólido cheguem a um modelo de produção até o final da década. Keller acredita de coração que o desempenho e a segurança dessa nova geração podem conquistar aqueles consumidores que ainda estão em dúvida sobre se devem ou não migrar para os carros elétricos. E assim, o futuro da mobilidade azul parece cada vez mais promissor!
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