Nissan solicita prorrogação de pagamentos a fornecedores para equilibrar caixa

A Nissan, que passa por um verdadeiro desafio financeiro, está tentando se reerguer. Após uma parceria frustrada com a Honda, a montadora japonesa anunciou algumas medidas duras. Está fechando fábricas, adiando o lançamento de novos modelos e, por último, começou a negociar prazos de pagamentos com seus fornecedores, principalmente na Europa e no Reino Unido.
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Recentemente, a agência Reuters teve acesso a alguns e-mails que mostram essa estratégia. A Nissan está perguntando a fornecedores se eles aceitariam receber os pagamentos de forma atrasada. A ideia é liberar uma parte do dinheiro que a empresa precisa com urgência.
Essa prática, embora incomum, não é uma surpresa no mundo automotivo. A montadora já se manifestou, afirmando que está oferecendo aos fornecedores a opção de receber os pagamentos imediatamente ou com um pequeno acréscimo de juros para depois. É como se você estivesse em uma situação apertada e conversasse com um amigo, propondo um pagamento parcelado em troca de um café agora.
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Essa abordagem faz parte do plano mais amplo do novo CEO, Carlos Espinosa, que tomou as rédeas em abril. Ele estabeleceu a meta de cortar US$ 3,4 bilhões nos próximos dois anos. No último ano fiscal, a Nissan, infelizmente, deu um belo prejuízo de US$ 4,5 bilhões. Situações assim podem deixar qualquer um de cabelo em pé, especialmente quando se pensa em quanto isso afeta o mercado e os modelos que amamos.
O plano é audacioso. A ideia de atrasar pagamentos pode liberar cerca de US$ 69 milhões em caixa. Atualmente, a Nissan possui cerca de US$ 15 bilhões disponíveis, mas também enfrenta uma dívida de quase US$ 5 bilhões. Uma das saídas também poderia ser a venda da sede em Yokohama, que está avaliada em US$ 700 milhões, porém alugando o espaço de volta. Uma estratégia que às vezes é necessária em tempos de crise.
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Em meio a isso tudo, a montadora não parou de lançar produtos novos. Aqui no Brasil, por exemplo, a nova geração do SUV Kicks já está nas ruas. Além disso, há o compacto Kait, que foi flagrado rodando por aqui e promete ser uma opção interessante. O sedã Sentra também está em processo de renovação, sempre buscando atender melhor as necessidades dos motoristas. Quem já dirigiu um Sentra sabe como ele agrada.
No entanto, a situação é realmente delicada. O plano “Re:Nissan”, apresentado recentemente, menciona o termo “custo” insistentemente. Isso significa que a Nissan está tentando equilibrar o lançamento de novos modelos com a necessidade de cortar gastos, contando ainda mais com a colaboração da aliança com Renault e Mitsubishi.
Enquanto isso, a Honda continua por perto, mas apenas como parceira em desenvolvimento de tecnologias. As conversas sobre fusão estão bem longe das prioridades. Com tudo isso, o futuro da Nissan ainda é um mistério, mas os fãs dos modelos da montadora, como o Kicks e o Sentra, aguardam ansiosos por novidades.
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