Automotivo

BYD suspende construção de fábrica no México

A BYD decidiu colocar na gaveta os planos de abrir uma fábrica de carros no México. A razão? Incertezas políticas e econômicas, especialmente com a possibilidade de Donald Trump voltar à presidência dos EUA. Essa movimentação gerou bastante receio nas empresas chinesas sobre como serão as relações comerciais com a América do Norte. A boa notícia é que a BYD segue firme com a produção do sedã King na sua planta na Bahia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A informação veio à tona pela Bloomberg, com base no que a vice-presidente executiva da montadora, Stella Li, cravou durante uma entrevista na Bahia. Ela deixou claro que a BYD está de olho no crescimento nas Américas, mas quer esperar um cenário mais tranquilo. “As questões geopolíticas estão afetando muito a indústria automotiva. Todos estão reavaliando suas estratégias”, afirmou. E, convenhamos, quem já ficou preso no trânsito sabe como um cenário tranquilo é desejado!

Em 2024, a BYD até pensou em três lugares no México para montar uma fábrica de veículos elétricos, e o clima era de otimismo. O gerente da BYD por lá, Zou Zhou, estava bem animado com o projeto. Mas a expectativa se desfez à medida que a eleição presidencial americana se aproximou. Por outro lado, as novidades não param por aí: o Tesla Model 3 recebeu uma atualização que aumenta sua autonomia em 40 km. Uma boa lembrança de que o cenário automotivo é sempre dinâmico e cheio de surpresas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro ponto que pesou na balança foi a preocupação do governo chinês sobre a transferência de tecnologia para os EUA. O Financial Times revelou que Pequim segurou a aprovação porque teme que os sistemas tecnológicos dos carros da BYD possam ser espionados. Isso é algo que a gente, como entusiasta de carros, precisa considerar: a tecnologia está em constante evolução e as montadoras têm que ser muito cautelosas.

Enquanto isso, a BYD não está parada no Brasil. No dia 1º de julho de 2025, a nova fábrica de veículos de passageiros em Camaçari, na Bahia, entrou em operação. Essa planta é um marco importante, sendo a primeira da empresa fora da Ásia, e mostra que a montadora está investindo forte na América do Sul. Vale lembrar que o Seagull Free Edition foi lançado na China com uma autonomia de 405 km — dá vontade de ver isso por aqui também!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A presença da BYD não se resume ao Brasil. Eles também estão em crescimento no Uzbequistão e na Tailândia, e têm olhos voltados para novos projetos na Hungria, Turquia e Camboja. Isso tudo deixa claro que eles estão buscando se firmar como uma potência mundial na produção de veículos de nova energia. E em um mercado tão ousado, como o de SUVs, a Toyota adiou o lançamento de seu novo SUV elétrico para 2028 — um lembrete de que todos estamos torcendo para um avanço cada vez maior na eletrificação dos veículos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo