Descubra por que adultos estão recorrendo à chupeta.

Nesta semana, os feeds das redes sociais foram invadidos por um fenômeno curioso: adultos usando chupetas. Essa moda, que começou a bombar na China, principalmente no TikTok e no Taobao, gerou uma onda de críticas e risadas. Muita gente levando essa prática na brincadeira, chamando-a de “infantil”. Mas o que está por trás disso?
Por que os adultos estão usando chupeta?
Os chamados “adultos chupeteiros” estão buscando a chamada “chupeta adulta” como uma forma de amenizar o estresse e a ansiedade. Além disso, rolam relatos de que a chupeta pode dar uma força na hora de parar de fumar. Os preços, por outro lado, podem chegar até R$ 350, dependendo do modelo e material. Para muitos, é como um cobertor emocional que resgata memórias da infância, ajuda a dormir melhor e até suaviza a abstinência da nicotina.
Quem dirige muito em estrada sabe como encontrar pequenas formas de relaxar durante o trajeto. Então, o uso da chupeta pode soar familiar para quem busca uma maneira de se sentir seguro e tranquilo no dia a dia.
Diante de tantas críticas, alguns usuários saíram em defesa da prática. Um chinês, por exemplo, comentou que até usa a chupeta no trabalho: “Sinto uma sensação de segurança que vem da infância”, revelou. A conexão emocional é forte!
A visão de especialistas
Por outro lado, especialistas estão levantando algumas preocupações. Eles alertam que essa moda pode ser um sinal do aumento de casos de burnout e ansiedade entre jovens e adultos. Para equilibrar a vida, a sugestão é pegar um chá quente ou até testar técnicas de respiração — pode fazer diferença na hora de lidar com o estresse.
Nas redes sociais, o clima foi de ironia. Um internauta comentou: “Se você quer algo na boca, masque chiclete. Se quiser chupar algo, vá de pirulito”. Outro ainda brincou: “RIP, Sigmund Freud, você teria adorado seja lá o que for isso”. O humor nunca esteve tão presente, né?
Quais os malefícios do uso da chupeta para adultos?
No entanto, há algumas pedras no caminho. O dentista Tang Caomin, por exemplo, destacou que o uso prolongado da chupeta pode causar problemas na dentição. Ele alertou que chupar a chupeta por mais de três horas diárias pode provocar movimentações indesejadas nos dentes, além de risco de inalação de partes do acessório à noite.
O psicólogo Zhang Mo também deu seu toque e lembrou que a verdadeira solução não é se tratar como criança, mas sim enfrentar os desafios de forma madura. Às vezes, um pombo na direção da estrada é tudo o que precisamos, não é mesmo?
Assim, essa nova moda dos adultos usando chupetas é um reflexo de um mundo que busca conforto e segurança em tempos complicados. Cada um sabe o que leva para se sentir melhor, mas é sempre bom ficar atento aos limites e aos sinais que o corpo dá.