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O milagre do sedã mais barato: o que o Fiat Cronos te entrega?

O sonho de ter um sedã na garagem é um clássico brasileiro. Aquele carro com um porta-malas gigante, que leva a família toda com conforto e que tem uma presença mais “imponente” que um hatch. Mas esse sonho, nos últimos anos, se tornou um pesadelo financeiro. Os preços dispararam e os sedãs, mesmo os compactos, viraram artigos de luxo.

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Nesse cenário de preços absurdos, um carro se destaca como um verdadeiro “milagre”, uma ilha de acessibilidade em um mar de valores inflacionados. O Fiat Cronos hoje carrega o título de sedã mais barato do Brasil, com preços que começam em R$ 106.990.

Mas, como todo milagre, ele vem acompanhado de uma pergunta que não quer calar: qual é a “pegadinha”? Para ser tão mais barato que os concorrentes, o que a Fiat precisou “roubar” do Cronos?

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Ele é um herói para o seu bolso ou uma cilada que vai te entregar menos do que você espera? Nós analisamos a fundo a nova linha 2026 para te dar a resposta.

A ‘plástica’ de meia-idade: o que mudou no visual do campeão de vendas

Para a linha 2026, a Fiat deu um tapa no visual do Cronos para mantê-lo competitivo. As mudanças foram sutis, mas eficientes.

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  • Por fora: O carro ganhou uma nova grade dianteira e um para-choque com um desenho mais quadrado, o que lhe deu um ar mais moderno e robusto. E, atendendo a um pedido antigo dos clientes, as versões mais caras agora vêm com faróis de LED.
  • Por dentro: O acabamento foi escurecido, o que deu um toque de sofisticação, e a central multimídia agora tem conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Outra novidade importante foi a adição de quatro airbags de série na versão topo de linha, um reforço bem-vindo na segurança.

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Os ‘corações’ do Cronos: o motor 1.0 para a economia e o 1.3 para o conforto

É aqui que a escolha do consumidor começa a se definir. O Cronos oferece duas opções de motor, cada uma com uma proposta bem clara.

  • O Motor 1.0 Firefly (o ‘econômico’): Equipando as versões de entrada com câmbio manual, este motor de 75 cavalos não é um primor de desempenho, mas é um campeão de economia. Segundo o Inmetro, ele pode fazer até 15,9 km/l na estrada com gasolina.
  • O Motor 1.3 Firefly (o ‘confortável’): A partir da versão Drive, o Cronos vem com o motor 1.3 de 107 cavalos, sempre acoplado a um câmbio automático do tipo CVT. É a combinação perfeita para quem busca mais conforto para o trânsito da cidade e um pouco mais de fôlego para as viagens.

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O veredito: o ‘milagre’ vale a pena (mas com um grande ‘mas’)

Depois de analisar tudo, a conclusão é clara: sim, o Fiat Cronos 2026 continua sendo uma compra extremamente inteligente e um verdadeiro “milagre” em termos de custo-benefício. Ele é o único sedã zero quilômetro que você consegue comprar hoje no Brasil por pouco mais de R$ 100 mil.

Mas, e aqui está o grande “mas”, para chegar nesse preço, a Fiat precisou fazer algumas concessões. A principal delas é o espaço interno. Embora seja um sedã, o entre-eixos do Cronos é o mesmo do hatch Argo.

Isso significa que o espaço para quem senta no banco de trás é apenas razoável, bem menor do que o de seus principais concorrentes, como o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S.

O Cronos te entrega um porta-malas gigantesco (525 litros) e um preço imbatível. Em troca, ele te “rouba” um pouco do conforto no banco traseiro.

Se você tem filhos pequenos ou raramente leva adultos atrás, ele é, sem dúvida, a melhor compra do mercado. Mas, se você precisa de espaço para a família toda, talvez valha a pena gastar um pouco mais em um de seus rivais.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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