A picape que te rouba no seguro e mesmo assim é a melhor compra

Na hora de comprar uma picape compacta no Brasil, a briga parece ser de apenas duas lutadoras: a líder de vendas absoluta, Fiat Strada, e sua eterna rival, a Volkswagen Saveiro. Ao olhar os números friamente, você, consumidor, pode ter uma surpresa.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A Saveiro desvaloriza muito menos e, principalmente, tem um custo de seguro absurdamente mais barato. A lógica parece clara: a Saveiro é a compra mais inteligente para o seu bolso.
E, de fato, a picape da Volkswagen tem seus méritos. Quem já dirigiu sabe que ela tem uma dirigibilidade mais acertada, que lembra mais um carro de passeio.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Sua robustez é famosa e, como vimos, ela trata melhor o seu dinheiro no quesito seguro e na hora da revenda. Com todos esses pontos a favor, ela deveria ser a campeã de custo-benefício, certo?
Mas, pelo quarto ano consecutivo, ela perdeu a batalha. Em uma análise completa de mais de 180 carros feita pela renomada revista Autoesporte, a Fiat Strada foi novamente coroada a picape compacta de melhor custo do Brasil.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
E a pergunta que fica é: como uma picape que é mais cara para segurar e que perde mais valor consegue vencer essa luta? A resposta está em um “golpe” secreto e na sua capacidade de se adaptar ao mundo moderno.
O ‘golpe’ da Strada: o custo de revisão que nenhuma rival consegue bater
O primeiro e mais forte trunfo da Fiat Strada está escondido nos custos de longo prazo, onde poucos olham com atenção: o plano de revisões. Manter uma Strada na concessionária até os 60.000 km custa, no total, R$ 4.110. Sua rival, a Saveiro, exige no mesmo período R$ 5.565.
É uma diferença de mais de R$ 1.400 que, ao longo do tempo, ajuda a anular a vantagem que a Saveiro leva no seguro. É uma estratégia brilhante da Fiat, que torna a manutenção programada de sua campeã de vendas imbatível.
Veja mais: CNH exclusiva para carro automático? Nova lei pode caducar tudo
Mas não é só o dinheiro: a batalha da versatilidade e da modernidade
Se o custo de revisão já equilibra a balança financeira, é na vida real que a Strada nocauteia a concorrência. Enquanto a Saveiro parou no tempo, com um projeto que já data de 2009 e oferecendo apenas um motor 1.6 com câmbio manual, a Strada vive no presente.
- Um leque de opções: A Strada oferece versões para todos os gostos e necessidades. Quer uma picape para a família? Ela tem a versão com quatro portas e cinco lugares. Odeia trocar de marcha? Ela tem a opção de câmbio automático CVT. Precisa de mais força? Ela tem o moderno motor 1.0 turbo de 130 cavalos.
- Feita para o trabalho: Na hora de carregar peso, a Strada também leva vantagem. Sua caçamba tem um volume maior (até 1.354 litros contra 924 da Saveiro) e ela carrega um pouco mais de peso (650 kg contra 638 kg da rival).
Veja mais: Seu carro pode ser preso! Descubra quando isso acontece no Brasil
O veredito: por que a Strada é a campeã (apesar dos defeitos)
Analisando a luta, a conclusão é clara. Sim, a Fiat Strada vai te custar mais caro na hora de fazer o seguro e vai desvalorizar mais. São seus pontos fracos evidentes.
Mas, seu custo de manutenção muito mais baixo, aliado a um projeto muito mais moderno, com uma variedade de versões que a Saveiro nem sonha em ter (4 portas, motor turbo, câmbio automático) e uma capacidade de carga superior, criam um pacote final muito mais completo e adaptado à vida do brasileiro.
A Strada pode até perder alguns rounds, mas, no fim, é ela quem levanta o cinturão de campeã pelo quarto ano seguido.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE