PCD: leitores relatam cancelamentos do Citroën Basalt Shine apesar de pedidos realizados antes da suspensão.

Leitores Relatam Cancelamentos de Pedidos do Citroën Basalt Shine para PCD
O Citroën Basalt Shine é a versão mais completa do novo SUV da marca, especialmente voltada para pessoas com deficiência (PCD). O modelo estava disponível por R$ 92.364,40, com todas as isenções aplicáveis. Porém, em 14 de abril, a Citroën anunciou a suspensão das vendas desse modelo para PCD, que entrou em vigor no dia seguinte.
De acordo com o comunicado da fabricante, a promessa era de que todos os pedidos feitos até 14 de abril seriam atendidos até o final do mês, desde que a documentação estivesse correta. Os clientes que não conseguissem receber seus veículos até o fim de abril teriam a opção de escolher uma nova cor do mesmo modelo ou migrar para a versão intermediária, chamada Basalt Feel.
Contudo, muitos leitores relataram experiências opostas. Um dos consumidores, que fez seu pedido do Basalt Shine antes do prazo, com toda a documentação aprovada, recebeu a notícia de que seu pedido tinha sido cancelado em 29 de abril. Outros compradores da mesma concessionária também enfrentaram o mesmo problema.
A concessionária ofereceu então a versão Basalt Feel como alternativa, mas o cliente recusou, pois essa opção é mais simples e não inclui diversos itens que estavam presentes no modelo Shine, como bancos de couro, ar-condicionado digital, faróis de neblina e câmera de ré. O cliente também expressou frustração, pois perdeu oportunidades de comprar outros veículos durante esse período, e agora os preços desses carros subiram.
Esse relato gera preocupações, já que o pedido foi feito dentro do prazo estabelecido pela Citroën e a documentação estava regular. A fabricante justificou a suspensão da versão Shine pela alta demanda no canal PCD, mas outras opções do modelo continuam disponíveis.
Além disso, há várias queixas semelhantes em plataformas públicas, como o site Reclame Aqui. Um consumidor mencionou que fez seu pedido do Citroën Basalt Shine com isenção PCD em fevereiro, e em abril ainda não havia recebido o veículo. A preocupação é que a demora comprometa a validade da isenção do IPI, que tem um prazo específico. Isso implicaria reiniciar o processo de isenção, o que seria burocrático e cansativo.
Dessa forma, é importante que todos os consumidores que fizeram pedidos até a data-limite monitorarem suas solicitações junto às concessionárias. A equipe de monitoramento está atenta a essas situações e incentiva outros consumidores a compartilharem suas experiências, visando uma comunicação clara e responsável sobre os problemas enfrentados.