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Porsche 963 RSP: tudo sobre o novo modelo da marca

Durante muito tempo, a linha que separava os carros de rua dos de pista era bastante tênue. Isso mudou nas corridas 24h de Le Mans, especialmente a partir da década de 1960. A partir desse período, os carros de passeio e os protótipos começaram a seguir caminhos cada vez mais diferentes. Hoje em dia, no grid de La Sarthe, as máquinas que vemos têm muito mais em comum com um Fórmula 1 do que com um icônico Porsche 911.

E é nesse cenário que o Porsche 963 RSP se destaca. Ele é, na verdade, uma versão apta para as ruas do 963 LMDh, algo que os amigos do Motor1.com US tiveram a chance de explorar de perto. A ideia de transformar um carro de corrida em um veículo de uso cotidiano é, no mínimo, fascinante.

A História do 963 RSP

Durante o Petit Le Mans, que fechou a temporada de 2022 da IMSA, a equipe da Porsche se reuniu para discutir as comemorações dos 50 anos do 917, aquele carro lendário que fez história. O 917 foi criado para o Conde Rossi, que até emplacou seu veículo em Alabama, nos Estados Unidos, aproveitando esse monstro nas ruas.

“Num belo dia de outubro, a ideia de reimaginar essa história surgiu em nossa conversa”, contou Timo Resch, CEO da Porsche Cars North America. Foi assim que nasceu o Projeto Submarino, um empreendimento maneiríssimo que envolveu apenas um punhado de pessoas na sua concepção.

Logo, a equipe constatou que homologar completamente o 963 para circular normalmente entre os civis seria missão impossível. Assim surgiu a ideia de criar uma unidade única, tão próxima do carro de corrida quanto possível, mas com algumas adaptações para circular nas vias urbanas.

Preparo em Grande Estilo

Para essa missão, a Porsche contou com a ajuda da Porsche Penske Motorsport. A equipe decidiu que o piloto oficial da equipe seria o proprietário ideal do carro. Assim, o RSP traz as iniciais do “Capitão” Roger Searle Penske.

E mesmo com toda essa correria, a parte técnica foi muito bem cuidada. A Porsche Motorsport da Alemanha preparou um chassi novo, e o design ficou nas mãos de Grant Larson, da Porsche Exclusive Manufaktur. Isso tudo aconteceu na sede da Porsche Cars North America em Atlanta, onde a montagem foi feita em sigilo total, atrás de divisórias temporárias. Já pensou se os outros mecânicos descobrissem?

“Muita coisa na suspensão e nos sistemas mudou para dar ao carro um comportamento mais suave, mas ainda mantendo suas raízes de corrida”, explicou Jonathan Diuguid, diretor da Porsche Penske Motorsport. O acabamento do RSP está em outro nível, bem diferente do que encontramos em um carro de competição.

Detalhes que Fazem a Diferença

Enquanto nos carros de corrida o acabamento é bruto, no RSP tudo foi pensado com carinho. Os painéis foram lixados e pintados em Martini Silver — uma homenagem ao clássico 917. O interior é revestido de Alcantara e ainda conta com detalhes práticos, como um porta-copos feito em impressão 3D.

Além disso, adaptações foram necessárias na carroceria. Em vez das grandes aberturas exigidas por regulamentos de corrida, a Porsche criou peças que permitem a ventilação, mas mantém a estética limpa. E, claro, a parte técnica não decepciona: um V8 biturbo de 4,6 litros, com sistema híbrido, câmbio sequencial de sete marchas e uma bateria de 800V.

Um Verão de Aventuras

O motor do 963 RSP é baseado no V8 do 918 Spyder e, claro, já vem com pedigree de pista. Apesar de não divulgarem a potência exata, o carro de corrida entrega cerca de 700 cv, divididos entre o motor e o sistema híbrido. E sim, os mesmo pneus Michelin encontrados em cars de competição estão aqui, além das rodas OZ de 18 polegadas.

Como qualquer carro de corrida, o conforto fica em segundo plano. Mesmo assim, a Porsche fez esforços para deixar a suspensão um pouco mais suave para o uso urbano — embora ainda não possamos considerar isso um passeio tranquilo.

E como era de se esperar, o 963 precisa de um notebook e de uma equipe especializada para ser ligado. Tem que ter um certo planejamento para passeios!

Rodando na História

A Porsche teve a permissão para fazer testes nas redondezas de Le Mans, e o embaixador da marca, Timo Bernhard, fez questão de levar o 963 RSP pelas mesmas estradas onde passou o 917 do Conde Rossi. “Dirigir ao lado de um 917 numa estrada pública — parecia um sonho”, contou Bernhard. Ele achou o 963 bem mais gentil e confortável comparado ao modelo de corrida.

Por enquanto, Penske precisará de um pouco de paciência para levar esse modelo exclusivo para casa. Antes disso, o carro será exibido em Le Mans, irá para o Museu da Porsche e participará de eventos como o Goodwood Festival of Speed e a Monterey Car Week.

A Porsche não tem planos de produzir mais nenhum 963 de rua, mas a porta ficou aberta para o futuro. Afinal, eles adoram vender carros. E se aparecer uma nova oportunidade, por que não?

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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