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Essas motos é só acelerar! Elas não tem embreagem

O ato de pilotar uma moto, para muitos, sempre esteve ligado à dança sincronizada entre acelerador, freio e, claro, o manete da embreagem. Contudo, uma revolução silenciosa e tecnológica está acontecendo nas ruas e estradas do Brasil, prometendo aposentar de vez esse componente para uma nova geração de motociclistas.

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A ideia de não precisar mais se preocupar com a embreagem no trânsito caótico das cidades deixou de ser um luxo para se tornar uma realidade acessível.

Essa mudança de paradigma está atraindo uma legião de novos adeptos e convertendo até mesmo os mais puristas. Afinal, quem não sonha com uma pilotagem mais simples, confortável e menos cansativa, especialmente no para e anda interminável dos grandes centros?

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As montadoras ouviram as preces e agora oferecem um leque variado de opções que eliminam o pedal esquerdo da equação, desde os modelos mais básicos e econômicos até as máquinas mais potentes e sofisticadas.

Esqueça a ideia de que moto sem embreagem é “coisa de iniciante” ou que lhe falta emoção. A tecnologia evoluiu de tal forma que hoje é possível ter o melhor dos dois mundos: a praticidade de um câmbio automático com o desempenho de uma moto de alta cilindrada.

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Mas, afinal, quais são essas motos que estão mudando as regras do jogo e prometem ser as estrelas de 2025?

O fim da cãibra na mão: automáticas para o dia a dia

Para quem usa a moto como ferramenta de trabalho ou principal meio de transporte na cidade, a ausência da embreagem é uma verdadeira bênção.

A tecnologia CVT (Transmissão Continuamente Variável), presente na maioria das scooters, domina este segmento. Ela funciona de forma totalmente automática: é só acelerar e frear.

  • Honda PCX 160 e Yamaha NMAX 160: As rainhas do asfalto urbano. Elas combinam design moderno, agilidade e um conforto absurdo para o piloto. São perfeitas para quem quer fugir do trânsito sem complicação.
  • Yamaha Neo 125 e Yamaha XMAX 250: A Yamaha oferece opções para todos os gostos, desde a pequena e econômica Neo 125, ideal para deslocamentos curtos, até a XMAX 250, que já encara uma estradinha com muito conforto e espaço sob o assento.
  • Scooters Premium: Modelos como a BMW C 400 GT e a Kymco AK 550i elevam o patamar, oferecendo não apenas a praticidade do CVT, mas também um desempenho de tirar o fôlego, conforto de poltrona e tecnologia de ponta.

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Semiautomáticas: a porta de entrada para um novo mundo

As semiautomáticas são o meio-termo perfeito e uma especialidade brasileira. Elas mantêm o pedal de marcha, mas eliminam completamente o manete de embreagem.

A troca é feita apenas com o pé, tornando a pilotagem extremamente fácil e intuitiva, sendo a escolha número um de milhões de brasileiros.

  • Honda Pop 110i ES: A guerreira do povo, agora com partida elétrica e câmbio semiautomático rotativo, ficou ainda mais fácil de pilotar. É a definição de economia e robustez.
  • Honda Biz 125: Um ícone nacional. A Biz combina a facilidade do câmbio semiautomático com a praticidade de um porta-objetos sob o banco, sendo a queridinha para quem busca versatilidade.

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A tecnologia de ponta que une conforto e performance

Para quem acha que moto automática não tem graça, a Honda trouxe para o Brasil a tecnologia DCT (Transmissão de Dupla Embreagem).

Esse sistema permite que o piloto escolha entre um modo totalmente automático, com trocas de marcha suaves e inteligentes, ou um modo manual, onde as marchas são trocadas por botões no punho esquerdo, como em um videogame. É a fusão perfeita entre conforto e controle total.

  • Honda NC 750X DCT: Uma crossover extremamente versátil, perfeita tanto para a cidade quanto para longas viagens, oferecendo uma pilotagem relaxada e potente.
  • Honda X-ADV: A “SUV de duas rodas”. Ela mistura o mundo das scooters de aventura com a tecnologia DCT, criando uma moto única, capaz de encarar qualquer terreno com um conforto e uma facilidade que parecem impossíveis.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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