NotíciasAutomotivo

Nova moto elétrica da Honda pode aniquilar as rivais por menos de R$ 30 mil

Por anos, a Honda reinou absoluta no Brasil com suas motos a combustão. A CG é uma entidade, a Biz uma paixão nacional. Mas, enquanto o mundo acelerava rumo à eletrificação, a gigante japonesa parecia ter ficado para trás, em um sono profundo. Vimos as marcas chinesas inundarem o mercado, a sua principal rival, a Yamaha, lançar sua scooter elétrica… e a Honda? Silêncio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A dúvida começou a pairar no ar entre os amantes de motocicletas. Será que a rainha perderia o trono? Será que a Honda, tão dominante, teria perdido o bonde da história, incapaz de competir na nova era elétrica?

Mas, o que parecia ser um sono de inércia era, na verdade, a calma que precede a tempestade. A gigante não estava dormindo; ela estava em seu laboratório, no mais absoluto sigilo, forjando uma nova arma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E agora, ela finalmente a revelou ao mundo. Prepare-se, pois a primeira motocicleta elétrica de verdade da Honda não é uma motoquinha de cidade. É um “monstro” de tecnologia, design e potência, projetado para aniquilar a concorrência.

O ‘Frankenstein’ do bem: uma mistura de café racer com scrambler

A nova Honda E-VO, lançada na China em parceria com a Wuyang, é uma obra de arte que parece um “Frankenstein” do bem, misturando os estilos mais desejados do motociclismo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • A frente é agressiva e retrô, com uma carenagem que remete diretamente às clássicas motos de corrida, as café racers.
  • A traseira, por sua vez, é curta e robusta, com linhas que lembram as modernas scramblers da Triumph.
  • O coração, ou a falta dele, é o que a define. No lugar onde estaria o tanque de gasolina, há um prático compartimento para guardar o celular, deixando claro que esta é uma máquina de uma nova era.

Veja mais: Kawasaki Versys 1100 será a moto oficial do Tour de France

O ‘coração’ elétrico: 120 km/h de velocidade e até 170 km de autonomia

Se o design impressiona, o desempenho é o que assusta as rivais. Com um porte similar ao de uma Honda Twister 300, a E-VO vem em duas versões:

  • Potência: 15 cv (com duas baterias) ou 21 cv (com três baterias).
  • Velocidade Máxima: Atinge impressionantes 120 km/h.
  • Autonomia: Roda até 170 km com uma única carga na versão mais completa.
  • Recarga Rápida: Leva apenas 1h30 para carregar 80% da bateria na versão de entrada.

Veja mais: Moto da Yamaha identifica dono, se locomove sozinha e é premiada

A ‘moto youtuber’: câmeras integradas e conexão com a DJI

É aqui que a Honda não apenas alcança, mas ultrapassa a concorrência, com tecnologias que nenhuma outra moto oferece. A E-VO foi pensada para a geração de criadores de conteúdo.

  • Câmeras Embutidas: Ela já vem de fábrica com câmeras de alta definição (1080p) na frente e na traseira, perfeitas para gravar seus trajetos.
  • O Botão ‘Mágico’: O grande trunfo. No punho esquerdo, ao lado da buzina, há um botão dedicado para controlar uma câmera de ação DJI Action (vendida separadamente). Com um simples toque, você pode começar a gravar ou tirar fotos, sem tirar a mão do guidão.

E ela vem para o Brasil? A Honda ainda não confirma, mas com um “monstro” desses em seu arsenal, e com a Yamaha já vendendo sua moto elétrica aqui, a chegada da E-VO ao nosso mercado parece ser não uma questão de “se”, mas de “quando”.

E, quando ela chegar, a guerra pelo futuro das duas rodas vai começar para valer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo