Notícias

Moeda alcança R$ 5,54 após Trump taxar produtos brasileiros

Ibovespa Recua 0,54% Após Anúncio de Tarifas dos EUA sobre Produtos Brasileiros

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mercado financeiro brasileiro enfrentou um dia difícil na quinta-feira, 10 de agosto. O índice Ibovespa caiu 0,54%, fechando em 136.743 pontos, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a ser implementada a partir de 1º de agosto.

A moeda norte-americana também teve um aumento, subindo 0,72% e sendo cotada a R$ 5,54. A alta do dólar provocou preocupações entre investidores, que estão apprehensivos com os possíveis impactos nas exportações brasileiras e nas taxas de inflação do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trump justificou a nova taxação como uma resposta às tarifas e barreiras comerciais que, segundo ele, o Brasil impôs. Ele argumentou que o déficit gerado pelo comércio bilateral é insustentável para os Estados Unidos e coloca em risco a economia e a segurança nacional do país. Além disso, Trump fez críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, chamando-o de uma “vergonha internacional”.

Os produtos que serão afetados pelas novas tarifas incluem itens essenciais da economia brasileira, como petróleo, aço, café e carne bovina. Muitas empresas que fazem negócios com os Estados Unidos, como Embraer, Suzano, Tupy e Jalles Machado, poderão sentir os efeitos dessa medida. A Embraer, por exemplo, depende de 23,8% de sua receita do mercado americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em resposta ao anúncio de Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que irá acionar a Lei de Reciprocidade Econômica, que permite ao Brasil implementar tarifas sobre produtos de países que taxam suas exportações. Trump, por sua vez, advertiu que poderá aumentar ainda mais as taxas se houver retaliações por parte do governo brasileiro.

Vale lembrar que desde o início da semana, Trump tem se comunicado com líderes globais para estabelecer tarifas mínimas de importação de 25% a 50%, e o Brasil recebeu a alíquota mais alta entre os países notificados até o momento.

Por fim, a inflação no Brasil também é um tema de preocupação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho subiu 0,24%, acumulando uma alta de 5,35% nos últimos 12 meses, superando o teto da meta definido em 4,50%. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, será obrigado a explicar ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o descumprimento dessa meta de inflação.

Essa situação gera uma expectativa tensa para o mercado financeiro nacional, com investidores monitorando de perto as repercussões das tarifas e seus possíveis impactos na economia do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo