Jeep Compass 2026 é oficialmente apresentado com novo design na Europa

A Jeep revelou a nova geração do Compass, modelo que se destaca entre os sucessos da marca em todo o mundo. O novo SUV traz um visual renovado, maiores dimensões e uma linha completamente eletrificada.
O Compass 2026 é o primeiro veículo da Jeep a utilizar a nova plataforma STLA Medium, desenvolvida pela Stellantis. Essa estrutura moderna possibilita que o carro seja maior e ofereça mais espaço e conforto aos ocupantes, além de soluções práticas para o dia a dia.
Com 4,54 metros de comprimento, o novo Compass cresceu 14 centímetros em relação à versão anterior. O entre-eixos aumenta em 13 centímetros, totalizando 2,77 metros, o que proporciona mais espaço para quem viaja na parte de trás. A largura do modelo também passou a medir 1,90 metro e a altura é de 1,67 metro. O porta-malas agora possui até 550 litros de capacidade e conta com compartimentos adicionais e bancos traseiros rebatíveis.
No design, o Compass mantém a clássica grade frontal com sete fendas, mas apresenta faróis mais finos e modernos. A parte traseira é marcada por lanternas com um design em forma de X, que realçam sua estética.
Internamente, o novo modelo se destaca por sua modernização. A central multimídia é maior, com tela de 16 polegadas, oferecendo fácil acesso aos principais comandos do veículo. O painel de instrumentos agora é digital e mede 10 polegadas. Além disso, o interior inclui novos acabamentos, um carregador por indução, mais espaço para objetos e bancos com ajustes elétricos.
Em termos tecnológicos, o Compass 2026 oferece recursos avançados, como direção semiautônoma de Nível 2, assistente de faixa e piloto automático adaptativo, além de atualizações remotas do sistema. O modelo também conta com rodas de 20 polegadas, faróis de LED em matriz, assistência de estacionamento e um sistema de navegação integrado.
Na parte mecânica, a nova geração traz opções de motorização eletrificadas. Na Europa, todas as versões do Compass serão elétricas, com opções híbridas leves, híbridas plug-in e totalmente elétricas. A configuração de entrada é equipada com um motor 1.2 turbo, sistema híbrido de 48V e potência de 147 cv. O modelo híbrido plug-in entrega até 197 cv, com maior torque e autonomia elétrica de até 83 km.
O Compass elétrico terá três configurações de motor. A versão mais acessível contará com 213 cv, tração dianteira e autonomia de 500 km. A variante intermediária aumentará a autonomia para 650 km, enquanto a versão topo de linha oferecerá tração integral, dois motores, 380 cv e um alcance de 600 km. O carregamento rápido permitirá reabastecer a bateria de 20% a 80% em apenas 30 minutos.
No Brasil, a produção do novo Compass ocorrerá na fábrica de Goiana, em Pernambuco, que já produz a geração atual. Por aqui, espera-se que estejam disponíveis versões híbridas e a combustão. É provável que o novo modelo utilize o motor 2.0 turbo a gasolina, com 272 cv e torque de 40,8 kgfm, além do conhecido motor 1.3 turbo com até 176 cv, também aliado a um sistema híbrido.