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INSS pode iniciar devolução de valores em 24 de julho

Milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por parte de entidades associativas podem começar a receber o dinheiro de volta a partir do dia 24 de julho. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) propôs um cronograma com pagamentos em lotes quinzenais, começando por cerca de 1,5 milhão de beneficiários.

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A devolução será feita diretamente na conta em que o segurado já recebe o benefício. Não será preciso fazer cadastro, nem enviar documentos. Os valores serão pagos em parcela única, com correção pela inflação.

INSS pode iniciar devolução de valores em 24 de julho
© Joédson Alves/Agência Brasil

O que ainda precisa acontecer


Para que os pagamentos comecem, o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa aprovar o acordo de conciliação. Além disso, o Governo Federal deve editar uma medida provisória liberando os recursos, que podem somar até R\$ 2,1 bilhões. A expectativa é que esses trâmites sejam concluídos até 10 de julho.

Como contestar descontos indevidos


Mais de 3,4 milhões de pessoas já pediram ressarcimento. O atendimento para novos pedidos continua disponível, sem prazo final. A contestação pode ser feita de três formas:

  • Pelo aplicativo Meu INSS;

  • Pela Central 135;

  • Nas agências dos Correios, presentes em mais de 5 mil municípios.


Atendimento em regiões remotas


Para quem vive em locais de difícil acesso, o INSS vai usar o PREVBarco, embarcação que leva serviços públicos a comunidades ribeirinhas. A ação está prevista para começar na segunda quinzena de julho.

Prioridade para os mais vulneráveis


O INSS dará tratamento prioritário a idosos com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas, grupos mais vulneráveis a fraudes. Segundo o órgão, entre os atingidos já foram identificados:

  • 209 mil idosos acima de 80 anos;

  • 17 mil indígenas;

  • 38 mil quilombolas.


Essas pessoas receberão atenção especial para garantir um atendimento rápido e seguro.

Importante: como evitar golpes


Fique atento: o INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou e-mail com links ou pedidos de dados. Toda comunicação oficial é feita por canais já conhecidos:

  • Aplicativo Meu INSS;

  • Central 135;

  • Portal gov.br/inss.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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