Notícias

Geada forte ainda ameaça o Paraná; confira a previsão semanal

Clima Frio e Risco de Geada em Paraná

O estado do Paraná está sob a influência de uma massa de ar frio de origem polar, que está mantendo as temperaturas baixas e o céu claro em várias regiões. Na manhã de segunda-feira, 11 de setembro, há alerta de geada forte nas regiões central e sul, além de áreas do nordeste pioneiro e sudoeste do estado. Mesmo sem a formação de geada em Curitiba, a temperatura deve cair até cerca de 5°C.

Durante a tarde, a previsão é de sol com poucas nuvens e sem expectativa de chuvas. Já no norte do estado, as temperaturas tendem a aumentar gradativamente, mas a umidade, especialmente em localidades próximas ao estado de São Paulo, pode cair para níveis inferiores a 30%.

Para terça-feira, 12 de setembro, o clima continuará estável em todo o Paraná. As zonas central, sul, sudoeste e a área metropolitana de Curitiba também enfrentarão risco de geada. As mínimas na região metropolitana devem ficar em torno de 4°C. Durante o dia, o sol predominará, e espera-se um aumento nas temperaturas nas regiões noroeste e norte, onde a umidade atingirá índices baixos, entre 20% e 30%. As demais áreas devem viver uma tarde amena, especialmente em Curitiba, onde as máximas não devem passar dos 20°C.

Na quarta-feira, 13 de setembro, as temperaturas mínimas deverão aumentar levemente, reduzindo assim o risco de geada. Entretanto, o início do dia ainda será frio nas regiões sul, sudoeste e leste. Ao longo do dia, o sol aparecerá e não há previsão de chuvas. As regiões noroeste e norte devem manter a umidade baixa com um aumento gradual no calor.

Um novo sistema atmosférico se aproxima, com a massa de ar frio se afastando do país, enquanto outra frente fria segue em alto mar, na direção do Rio Grande do Sul. De acordo com meteorologistas, isso poderá trazer um aumento da umidade na região litorânea do Paraná até quinta-feira, 14 de setembro, com possibilidades de chuvas fracas.

Apesar da chegada de nova massa polar, as temperaturas continuarão baixas, mas não há indícios de uma nova onda de frio intenso na região até o final da semana.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo