O robô do BC caça dinheiro esquecido para você; veja como ativar

Em algum lugar do sistema financeiro brasileiro, existe um tesouro perdido de mais de R$ 9 bilhões. E esse tesouro tem dono: ele pertence a quase 7 milhões de brasileiros comuns, como eu e você, que têm dinheiro esquecido em contas antigas, consórcios e outras instituições, e nem fazem ideia disso.
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Muitos de nós já até fizemos a consulta no site do Banco Central uma vez, não encontramos nada e nunca mais voltamos. A vida é corrida, e a tarefa de ficar checando de tempos em tempos se um dinheiro “pingou” no sistema é cansativa e, na maioria das vezes, frustrante.
Mas, e se eu te dissesse que o Banco Central acaba de lançar um “robô caça-tesouros” particular para você?
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Uma nova ferramenta que, uma vez ativada, fica de vigia para sempre, 24 horas por dia, e que, se encontrar qualquer dinheiro esquecido no seu nome, o deposita automaticamente na sua conta via Pix, sem que você precise fazer mais nada? Pois é, essa “mágica” agora é real, e você pode “contratar” seu robô hoje mesmo.
O ‘resgate automático’: como funciona o novo ‘robô’ do SVR
A grande novidade, que já está no ar, é a função de solicitação automática de resgate dentro do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. A ideia é acabar com a necessidade de o cidadão ter que consultar o sistema manualmente de forma recorrente.
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Na prática, é um sistema de “configure uma vez e esqueça”. Ao aderir, você dá uma ordem permanente para o sistema: “se qualquer valor aparecer no meu CPF, resgate-o e deposite-o para mim”. Simples assim.
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Os 3 ‘pedágios’: o que você precisa para ativar o resgate automático
Para “ligar” o seu robô caça-tesouros, no entanto, você precisa cumprir três requisitos essenciais. São os “pedágios” para entrar nessa via expressa do dinheiro esquecido.
- Conta Gov.br (Nível Prata ou Ouro): A sua conta no portal do governo precisa ser de nível Prata ou Ouro. Este é um requisito de segurança. (Dica: se você fez a declaração do Imposto de Renda online, sua conta provavelmente já é desse nível).
- Verificação em Duas Etapas: Sua conta Gov.br também precisa estar com a verificação em duas etapas ativada, para garantir que só você pode dar essa autorização.
- Chave Pix CPF: Este é o requisito mais importante. A devolução automática só funciona se você tiver uma chave Pix que seja o seu próprio CPF. Chaves com e-mail, telefone ou aleatórias não servem para esta função.
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A ‘letra miúda’: quando o robô não funciona e como resgatar do jeito antigo
Apesar de genial, a nova ferramenta tem algumas limitações que você precisa conhecer para não criar falsas expectativas.
- Apenas para pessoas físicas: O resgate automático, por enquanto, não funciona para CNPJs de empresas.
- Contas conjuntas ficam de fora: Se o dinheiro esquecido for de uma conta conjunta, o resgate ainda precisará ser feito manualmente.
- Depende do seu banco: Algumas instituições financeiras ainda não aderiram ao sistema de devolução automática via Pix. Nesses casos, mesmo com a função ativa, você precisará entrar no site, ver o valor e entrar em contato direto com o banco para combinar a devolução.
E um último detalhe: o Banco Central não te enviará nenhum aviso de que o dinheiro foi depositado. A transferência simplesmente aparecerá no extrato da sua conta. Com essa nova ferramenta, a chance de você finalmente reaver aquele dinheiro que nem sabia que tinha ficou muito maior.
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