Guerra de preços no mercado automotivo chinês impacta lucros

A nova onda de cortes de preços da BYD em 22 modelos de carros elétricos provocou uma verdadeira batalha no mercado automotivo chinês. Estamos falando de descontos que chegam até 53 mil yuan (aproximadamente R$ 7.300), o que fez as concorrentes correrem para ajustar seus preços e deixar o setor em polvorosa.
Por exemplo, o modelo Seagull, que conta com uma assistente de direção bem avançada, agora parte de 55.800 yuan (cerca de R$ 7.700). O Seal 07 DM-i está com o preço reduzido para 102.800 yuan (cerca de R$ 14.400), facilitado por subsídios oferecidos pela própria BYD e pelo governo. A jogada também atinge as linhas Dynasty e Ocean, mostrando que a empresa quer mesmo dominar o mercado de elétricos na faixa mais acessível.
Outras marcas, como Geely, Chery e Buick, não ficaram atrás. A Chery, por exemplo, cortou o preço do Tiggo 3X para 34.900 yuan (R$ 4.900) e a Geely fez o mesmo com o seu modelo Geome Xingyuan, agora por 59.800 yuan (R$ 8.400). Enquanto isso, marcas ocidentais como a Buick reposicionaram seus modelos Envision e LaCrosse, mostrando que é um movimento global.
Isso tudo é ótimo para quem está de olho em carros equipados com tecnologias como direção inteligente, bancos ventilados e sistemas multimídia avançados — tudo isso agora acessível por menos de 100.000 yuan (R$ 14.000). Mas, da mesma forma que a gente adora um bom desconto, especialistas ressaltam que existe o risco de cortes de qualidade, com fabricantes utilizando materiais e peças mais baratos para compensar os preços mais baixos.
Nos bastidores, o clima é tenso. Já existem relatos de fornecedores sendo pressionados a baixar seus preços em até 30%, e até o padrão do aço para a fabricação dos veículos pode estar sendo comprometido. A situação está tão complicada que uma concessionária da BYD em Shandong não aguentou e faliu por conta do estoque encalhado.
O governo chinês começou a se manifestar sobre essa competição descontrolada. O Ministério da Indústria e a associação das montadoras emitiram um alerta sobre os perigos desses cortes de preço. É importante lembrar que a margem de lucro do setor caiu de 4,3% em 2024 para apenas 3,9% no início de 2025. O drama é tão sério que alguns especialistas compararam a situação atual ao colapso da indústria de motos no Sudeste Asiático, que implodiu ao vender abaixo do custo.
A BYD está sob o olhar atento de críticos, como Wei Jianjun, da Great Wall Motors, que disse que a marca está endividando demais e forçando a barra nos fornecedores. A resposta da BYD? Negar as acusações e afirmar que está focada em competitividade e inovação. Outro líder, Yin Tongyue, da Chery, acredita que essa guerra de preços é apenas uma pressão do mercado.
Surpreendentemente, há quem defenda a estratégia da BYD. A meta da marca é vender 5,5 milhões de carros em 2025, mas até abril deste ano, só 1,38 milhão tinham saído das concessionárias. O fato de a BYD produzir 90% das suas próprias baterias e o custo do lítio ter despencado de US$ 82 mil para US$ 8.200 por tonelada contribui para que eles mantenham margens de lucro mesmo com os descontos.
Mas a intenção da BYD vai além das vendas rápidas. Eles pretendem consolidar o segmento de elétricos abaixo de 100.000 yuan, onde ainda têm apenas 7,4% de participação no mercado, mesmo com uma penetração de 82%. E, com 3,5 milhões de veículos parados nos pátios chineses, a estratégia é sair na frente nessa corrida.
No entanto, a aposta é arriscada. As ações da BYD desvalorizaram mais de 10% em apenas dois dias em maio, fazendo a empresa perder mais de 100 bilhões de yuan em valor de mercado (cerca de R$ 13,8 bilhões). Mesmo com um lucro de US$ 5,5 bilhões em 2024 e um investimento de US$ 7,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, a tensão no ar é palpável.
A guerra de preços pode provocar uma transformação significativa no setor. O Ministério da Indústria prevê uma redução no número de marcas atuantes, cravando a expectativa de que apenas de 5 a 7 montadoras vão se destacar no mercado chinês.
As próximas movimentações devem se concentrar em tecnologia e expansão global. Se por enquanto a competição gira em torno do preço, em breve veremos um novo tipo de batalha: a inovação e a diferenciação devem entrar em campo, prometendo um cenário diferente para os apaixonados por carros em todo o mundo.