Notícias

Crescimento de casos de covid-19 leva município amazonense a reinstaurar uso de máscara

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, localizado no Amazonas, decidiu retornar à obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Essa medida inclui repartições públicas, comércios, escolas, igrejas e transportes coletivos. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 25 de agosto, em resposta ao aumento no número de casos de covid-19 na cidade.

Essa ação foi recomendada pela Defensoria Pública do Amazonas. Segundo dados do órgão, em abril, o município registrou quase 400 casos positivos de covid-19 entre 897 pessoas suspeitas da doença. Em março, de 197 casos suspeitos, 87 resultaram em diagnósticos positivos, enquanto, em dezembro do ano passado, apenas 14 casos foram confirmados.

A Defensoria Pública também alertou que a demanda por testes de covid-19 indica que outras doenças respiratórias estão em circulação na cidade, aumentando o risco à saúde da população. A recomendação foi comunicada ao Secretário Municipal de Saúde, evidenciando a gravidade da situação.

Além do uso obrigatório de máscaras, a prefeitura impôs restrições para a entrada em áreas indígenas. Apenas pessoas que apresentarem um cartão de vacinação atualizado contra a covid-19 ou um teste negativo realizado nas últimas 48 horas poderão ter acesso a essas áreas. O decreto será mantido enquanto as autoridades de saúde recomendarem o uso de máscaras.

Esta iniciativa tem como principal objetivo proteger a população, especialmente as comunidades indígenas, que compõem cerca de 90% dos moradores do município.

Em relação aos eventos, a prefeitura adiou o lançamento do Festival Cultural dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), programado para o último sábado, afirmando que uma nova data será anunciada em breve.

A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando testes rápidos de covid-19 nas unidades básicas de saúde para aqueles que apresentarem sintomas gripais.

A fiscalização do cumprimento dessas novas regras ficará sob a responsabilidade de órgãos competentes e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que poderão exigir documentação de pessoas que desejam entrar em áreas indígenas. Caso as medidas sejam desrespeitadas, podem ocorrer sanções administrativas, além de outras ações legais, conforme as normas vigentes.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo