Congresso da UNE homenageia estudantes mortos em acidente

O 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) iniciou de forma solene, prestando homenagem a três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que faleceram em um acidente na manhã desta quarta-feira, dia 16. Ana Letícia Araújo Cordeiro, Welfeson Campos Alves e Leandro Souza Dias estavam a caminho do evento quando o ônibus em que viajavam foi atingido por um caminhão que estava na contramão. O motorista do ônibus, Ademilson Militão de Oliveira, também perdeu a vida no acidente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Durante a abertura do congresso, a presidente da UNE, Manuella Mirella, destacou a importância da memória dos estudantes. “Ana, Welfeson e Leandro viverão em cada sonho e luta dos estudantes. Eles estarão presentes em cada fala, em cada grito e no amor que nutrimos pelo nosso país”, declarou. Os participantes do evento também repetiram os nomes das vítimas em um momento de lembrança e solidariedade.
Neste ano, o Congresso está sendo realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), que montou um espaço de acolhimento para atender os estudantes afetados pelo ocorrido. A UNE disponibilizou serviços que incluem apoio psicológico e social, além de assistência para familiares e amigos dos envolvidos. A organização se comprometeu a realizar ações de cuidado coletivo e a trabalhar em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para aumentar a fiscalização nas proximidades do evento.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Congresso terá início formal nesta quarta-feira e se estenderá até o próximo domingo, dia 20. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da abertura na manhã de quinta-feira, com a palestra cujo tema será “Brasil é dos brasileiros: taxar os super ricos e investir na educação”. O evento se propõe a ser um espaço de memória, resistência e reflexão sobre o papel da juventude na construção do futuro do país.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE