Auxílio moradia em Niterói prorroga inscrições até 10 de outubro

As inscrições para o programa Aluguel Universitário, da Prefeitura de Niterói, foram prorrogadas até quinta-feira, dia 10 de outubro. Esse programa oferece um auxílio de R$ 700 por mês para mil estudantes matriculados em instituições de ensino superior na cidade, ajudando a aliviar os custos com moradia.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Podem se inscrever estudantes maiores de 18 anos que tenham uma renda familiar de até três salários mínimos. Os candidatos devem estar matriculados em cursos presenciais, regularizados pelo Ministério da Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF) ou de instituições privadas de ensino superior.
A iniciativa, ligada à Coordenadoria da Juventude, é considerada a maior política municipal de apoio ao aluguel para estudantes de graduação e pós-graduação do país. O programa abrange o centro de Niterói e partes dos bairros São Domingos e São Lourenço. Para se inscrever, os universitários precisam apresentar um contrato de aluguel válido nessa área. A administração fará visitas às residências para confirmar que os beneficiários vivem onde informaram.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O coordenador da Juventude de Niterói, João Pedro Boechat, explicou que o programa também pode beneficiar estudantes que dividem um imóvel. “O estudante não precisa estar morando já no centro. Ele pode se inscrever antes e terá um prazo para apresentar o contrato de aluguel ou uma declaração de residência. Além disso, estudantes podem morar juntos e dividir o aluguel, com cada um usando seu benefício”, comentou Boechat.
O Aluguel Universitário visa não apenas ajudar os estudantes a permanecerem em seus cursos, mas também a incentivar a frequência às aulas e reduzir o tempo de deslocamento. A medida faz parte de um projeto maior de revitalização da área central de Niterói.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os interessados devem se inscrever no site do programa até a data limite. Para a inscrição, é necessário apresentar documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula da instituição de ensino (atualizada nos últimos 60 dias), e comprovante de inscrição no Cadastro Único, que deve estar atualizado até 8 de julho deste ano. Nesse documento, devem constar informações sobre a renda familiar total e renda per capita. Também é exigido aviso sobre a participação em programas como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), se aplicável.
Estudantes de outras cidades e estados que estejam matriculados em instituições de Niterói também podem se inscrever. No entanto, se um estudante for reprovado por faltas em qualquer disciplina, o benefício será cancelado. Também é importante destacar que não será permitido acumular este auxílio com outro subsídio habitacional.
Para mais detalhes sobre o programa, os interessados podem consultar o edital completo disponível no site oficial.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE