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É necessário amaciar o motor da moto e isso está no manual se souber onde procurar

A cena é um dos momentos mais felizes na vida de um motociclista. Você sai da concessionária com aquela moto zero quilômetro, brilhando. O cheiro de novo, o motor silencioso, a promessa de liberdade. A primeira e mais forte tentação é uma só: enrolar o cabo do acelerador e sentir toda a potência da sua nova máquina na estrada.

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Afinal, a moto é nova, o motor é forte, ele foi feito para correr, certo? A maioria de nós acredita nisso e, nos primeiros dias, já quer testar os limites, esticar as marchas e sentir a adrenalina. É um impulso natural, quase irresistível.

Mas, e se eu te dissesse que essa vontade, esse “pecado original” de querer sentir toda a potência logo de cara, é a pior coisa que você pode fazer pela sua moto? E se, ao fazer isso, você estivesse, na verdade, assinando a sentença de uma morte prematura para o seu motor?

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A verdade, que está escrita no manual que quase ninguém lê, é que os primeiros 1.000 quilômetros são o período mais sagrado e delicado da vida de uma moto, uma verdadeira “gestação” que definirá se seu motor será forte para sempre ou problemático para o resto da vida.

A ‘dança’ das peças: o que realmente acontece dentro de um motor novo

“Amaciar o motor” não é uma lenda de mecânico antigo. É um processo físico e real. Dentro de um motor novo, as peças de metal, como os anéis do pistão e as paredes do cilindro, ainda não estão perfeitamente “casadas”.

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Elas precisam de um tempo para se assentarem, se desgastarem minimamente umas contra as outras de forma suave, criando uma vedação perfeita.

É como uma dança delicada que acontece nos primeiros quilômetros. Se você força o motor nesse período, essa “dança” vira uma briga, causando um desgaste irregular que vai comprometer a performance, aumentar o consumo de óleo e diminuir drasticamente a vida útil do motor no futuro.

Os 4 mandamentos do amaciamento (o que você nunca deve fazer)

Para garantir que a “gestação” do seu motor seja perfeita, você precisa seguir alguns mandamentos sagrados nos primeiros 500 a 1.000 km (consulte sempre o manual da sua moto para o número exato). A regra é clara: trate sua moto nova com a delicadeza de um recém-nascido.

  1. Não ‘esgoele’ o motor: Esqueça as altas rotações. Acelere de forma suave e progressiva. A maioria dos manuais recomenda não ultrapassar uma faixa de giros específica, como 5.000 ou 6.000 RPM, nesse período inicial.
  2. Varie a velocidade (esse é o maior segredo): O pior erro que você pode cometer é pegar a estrada e manter uma velocidade constante por muito tempo. Para um bom amaciamento, o motor precisa trabalhar em diferentes faixas de rotação. Alterne as marchas, varie a velocidade, rode na cidade.
  3. Não force a máquina: Evite acelerações bruscas e frenagens repentinas. Tudo deve ser feito com suavidade.
  4. Não carregue peso extra: Andar com garupa ou bagagem pesada força o motor novo desnecessariamente. Faça os primeiros passeios sozinho e com pouca carga.

Veja mais: Qual a hora correta de trocar o óleo do motor?

O ‘batismo’ do motor: a troca de óleo mais importante da vida

Depois de seguir à risca os mandamentos do amaciamento, vem o ritual mais importante: a primeira troca de óleo, geralmente recomendada pelo manual por volta dos 1.000 km. Não pule nem adie essa troca! Durante o processo de “dança” das peças, minúsculas partículas de metal se soltam e contaminam o primeiro óleo.

Essa troca é um “batismo”, que vai limpar todo esse resíduo metálico e garantir que seu motor comece sua vida útil de forma limpa e saudável, pronto para, aí sim, aguentar tudo o que você quiser fazer com ele.

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Rodrigo Campos

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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