Automotivo

BYD avança no Japão com lançamento de kei car elétrico

A BYD está se lançando em uma nova aventura: a criação de um kei car elétrico voltado especificamente para o Japão. Essa é uma sacada ousada, considerando que os kei cars representam uma parte significativa do mercado japonês, ocupando cerca de 40%. Até agora, as regras nada flexíveis dificultavam a entrada de marcas estrangeiras, mas a BYD parece determinada a mudar isso.

Os kei cars, ou keijidōsha, são quase uma instituição por lá. Eles são projetados para serem pequenos, e por esse motivo, pagam impostos reduzidos. Para se encaixar nessa categoria, o carro não pode ter mais de 3,40 metros de comprimento, motor acima de 660 cm³ e potência acima de 64 cv. Isso significa que as montadoras precisam ser criativas para criar modelos compactos, mas que ofereçam bom espaço interno.

O novo modelo da BYD será produzido na China e está passando por testes. O projeto é promissor, já que a marca decidiu desenvolver uma plataforma novinha, feita sob medida para o segmento. A ideia é ter um carro com portas corrediças e colunas “A” duplas, características que a galera que dirige em áreas urbanas do Japão realmente aprecia.

Com uma bateria de 20 kWh, o kei car da BYD deve ter autonomia em torno de 180 km, perfeita para o dia a dia nas cidades. O carregamento rápido de 100 kW será uma mão na roda, especialmente para quem vive na correria. O preço está previsto para ser em torno de 2,5 milhões de ienes, o que dá cerca de R$ 95 mil.

Os principais concorrentes da BYD nesse mercado são o Nissan Sakura e o Mitsubishi eK X EV. Ambos têm baterias na mesma faixa e estão bem estabelecidos, o que torna a competição ainda mais interessante para os fãs de carros no Japão.

Atualmente, o cenário dos kei cars é dominado por grandes nomes como Honda, Suzuki e Daihatsu. Mesmo com a Toyota e a Mazda oferecendo modelos rebatizados, o espaço está aberto para novas marcas que queiram entrar no jogo. É uma chance empolgante para a BYD mostrar seu diferencial.

Falando em resultados, a BYD já conseguiu uma grande conquista ao passar a Toyota em vendas de veículos elétricos no Japão neste ano. Com um crescimento de 54%, a marca entregou 2.223 elétricos, enquanto a Toyota viu suas vendas caírem 30%. A marca chinesa começou a operar no Japão apenas em 2023, então essa ascensão é realmente surpreendente.

Além dos carros elétricos, a BYD lançou o Yuan Plus, conhecido como Atto 3 no Japão, e outros modelos como o hatch Dolphin e o sedã Seal. Com um preço competitivo, esses lançamentos estão competindo de igual para igual com modelos locais.

E com a queda geral nas vendas de elétricos no Japão — que caiu 33% este ano — as marcas precisam mesmo se esforçar para manter sua fatia do mercado. A liderança da Nissan permanece forte, mas é sempre curioso ver como as coisas vão se desenrolar com a entrada de novas propostas e a expansão das concessionárias da BYD até 2025.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo