Vereadores se retiram de sessão por ausência de requerimento

Na Câmara Municipal de Rio Branco, nesta quarta-feira (27), um importante impasse ocorreu durante a sessão, que resultou na saída conjunta de vereadores da oposição e da base aliada. A ação impediu a votação de cerca de 27 projetos que constavam na ordem do dia, incluindo a prorrogação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) e sete vetos que estavam há semanas em discussão.
A situação se agravou devido à ausência de um requerimento solicitando o afastamento do superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, que enfrenta acusações de suposto assédio moral. Essa questão foi um fator decisivo para a retirada dos vereadores, que se sentiram descontentes com a não inclusão do requerimento na pauta.
A movimentação foi iniciada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Leoncio Castro, e logo foi acompanhada por João Paulo Silva. Ambos expressaram seu descontentamento em relação à decisão da Mesa Diretora em não pautar o requerimento. Essa saída em conjunto fez com que o presidente da Câmara, Joabe Lira, fosse forçado a encerrar a sessão, uma vez que não havia quórum suficiente para a continuidade.
Com essa movimentação, a votação de diversos projetos importantes para a cidade foi adiada, gerando expectativa sobre os próximos passos a serem tomados pelos vereadores em busca de uma resolução.