Notícias do Acre

Thor Dantas critica Bittar e aponta negacionismo na pandemia

O médico infectologista e professor Thor Dantas divulgou um vídeo em suas redes sociais no último domingo, 31, para esclarecer declarações do senador Marcio Bittar (PL) sobre a pandemia de Covid-19. Dantas argumentou que as afirmações do senador contêm erros significativos do ponto de vista científico e, por isso, precisam ser corrigidas.

Em sua fala, Dantas destacou que surgiu uma polêmica após uma entrevista em que Bittar defendia a condução da pandemia pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, elogiando suas decisões. O médico explicou que a queda de popularidade de Bolsonaro, segundo ele, está ligada à forma como gerenciou a crise sanitária e que o ex-presidente fez uma campanha contra a vacinação, desestimulando a população e sem oferecer apoio ao uso de máscaras.

Durante a entrevista, Bittar afirmou que Bolsonaro “estava certo em tudo” ao recomendar medicamentos como cloroquina e ivermectina, minimizar o uso de máscaras e questionar a eficácia das vacinas. Dantas contestou esses pontos, afirmando que é um grande erro misturar ciência com política. Ele citou que as evidências científicas já desmentiram a eficácia de medicamentos como a cloroquina para o tratamento da Covid-19.

Nesta linha, Dantas enfatizou que a cloroquina possui a quantidade mais alta de estudos negativos na medicina, e que defendê-la atualmente é desprovido de sentido. Ele também explicou que a ivermectina não reduz hospitalizações, ventilação mecânica ou mortalidade. Para apoiar suas afirmações, Dantas mencionou pesquisas que apontam a eficácia do uso de máscaras, que foram capazes de reduzir significativamente os casos de Covid-19 em países como Bangladesh e nos Estados Unidos.

O médico também esclareceu as questões sobre vacinas contra a Covid-19, destacando que diversas vacinas de plataformas diferentes foram desenvolvidas e que a eficácia das melhores vacinas chegou a 95%. Ele ressaltou que, com as vacinas bivalentes, a proteção contra a morte pela Covid-19 varia entre 70% a 90%.

Dantas abordou ainda a questão dos possíveis efeitos adversos das vacinas, que, segundo ele, são mínimos em comparação aos riscos trazidos pela própria doença. Ele citou que o risco de trombose associado à vacina AstraZeneca é muito menor do que os efeitos da infecção pelo coronavírus.

No final do vídeo, Dantas fez uma crítica ao uso político das informações sobre a pandemia, apontando os perigos da desinformação. Ele alertou que essa desinformação cria uma falsa sensação de segurança nas pessoas, levando-as a ignorar medidas eficazes de proteção e a correr riscos desnecessários. O infectologista compartilhou casos em que pacientes, acreditando em medicamentos ineficazes, se encontraram em situações críticas de saúde e se arrependeram de não terem se vacinado.

Dirigindo-se diretamente ao senador Marcio Bittar, ele enfatizou que a ciência não deve ser vista através de uma lente ideológica. Dantas expressou sua disposição para dialogar sobre o tema, caso o senador tenha dúvidas sobre a interpretação dos dados científicos.

Para encerrar, ele defendeu a honestidade intelectual, afirmando que a busca pela verdade deve prevalecer, mesmo que isso resulte em descontentamento momentâneo. A conclusão do médico foi de que o respeito conquistado por meio da honestidade trará benefícios a longo prazo.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo