CATL e Maersk se juntam para avançar na eletrificação logística

A CATL, que é a maior fabricante de baterias do mundo, decidiu unir forças com a APM Terminals, uma empresa do grupo dinamarquês Maersk. O objetivo? Revolucionar os portos pelo mundo, trazendo mais eletrificação para os equipamentos que manuseiam contêineres. Essa iniciativa busca reduzir a emissão de poluentes e dar um grande passo na transição energética da logística global.
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Essas duas empresas já estavam no mesmo barco, participando da ZEPA (Zero Emission Port Alliance), uma aliança criada em dezembro de 2023. O que eles querem? Transformar o uso de equipamentos portuários em algo completamente elétrico até o final desta década. E a APM Terminals é uma das forças motrizes dessa aliança, com a CATL desempenhando um papel crucial.
Grant Morrison, que é diretor de aquisição de ativos na APM Terminals, falou sobre essa nova parceria como um sinal verde importante rumo à descarbonização. Ele mencionou que a empresa já tem planos sólidos para essa transição, e essa colaboração é um movimento real nessa direção.
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Por outro lado, Li Xiaoning, executivo da CATL para negócios internacionais, destacou que essa união vai ajudar a desenvolver soluções mais eficientes e sustentáveis nos terminais. A ideia é reduzir o impacto ambiental das operações portuárias, algo bem relevante nos dias de hoje.
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Uma novidade empolgante é o sistema de armazenamento de energia chamado Tener Stack, que a CATL lançou recentemente. Com capacidade de 9 MWh, essa tecnologia vai ser aplicada nos terminais da APM para garantir que as operações sejam mais limpas e eficientes. É o tipo de inovação que quem vive na correria dos portos e das estradas vai com certeza reconhecer.
O grande plano é substituir gradualmente os equipamentos à diesel por versões elétricas, movidas a essas baterias de alto desempenho. Isso não só vai melhorar a eficiência das operações, mas também deve reduzir as emissões de carbono de maneira significativa. Imagine só como isso pode impactar positivamente o nosso ar!
O anúncio oficial dessa parceria rolou no dia 4 de junho e marca um novo capítulo na estratégia da Maersk de se tornar um modelo de logística sustentável. Para quem está de olho no mundo automotivo, vale lembrar que a CATL também se juntou à Mazda recentemente para a produção de veículos elétricos. É um sinal claro de que o futuro está cada vez mais elétrico.
Um dado interessante: a CATL lidera o mercado global de baterias para veículos elétricos, com uma participação de 38,3% no primeiro trimestre de 2025, segundo a SNE Research. Isso só reforça a força e a capacidade que eles têm de impulsionar soluções energéticas não só nos carros, mas também nos portos.
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