Automotivo

VW Tiguan passa por novos testes no Brasil

Visto pela primeira vez no Brasil em junho, o novo Tiguan está de volta às ruas, e já dá para sentir a expectativa no ar! Em um vídeo recente dos amigos do @placaverde, conseguimos captar detalhes interessantes sobre essa nova geração do SUV médio-grande. Parece que ele vai voltar a ser vendido na configuração de cinco lugares.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, a versão mexicana do Tiguan tem 4.551 mm de comprimento e 1.640 mm de altura. O entre-eixos permanece em 2.681 mm, com uma largura de 1.839 mm. O porta-malas? Ele é útil com capacidade para até 648 litros. Ideais para aquelas viagens com a galera ou compras de fim de semana.

Se essa nova configuração realmente acontecer, será um retorno às raízes, já que a primeira geração, que ficou no mercado de 2009 a 2017, oferecia esse formato. A segunda geração, que ficou conhecida como AllSpace, ganhou fama por ter um entre-eixos maior e comportar sete ocupantes. Isso tudo faz parte da nova estratégia da Volkswagen para o Tiguan. Agora, ele se posiciona como um SUV mais refinado, deixando a versatilidade — e até os sete lugares — para o Tayron, um modelo que já está nos mercados europeu e asiático.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem já dirigiu por estradas longas sabe que conforto e espaço são essenciais. O Tayron divide muita tecnologia com o Tiguan, mas cada um tem seu estilo. O Tiguan e o Compass, por exemplo, têm características distintas, embora compartilhem boa parte da eletrônica e da mecânica.

Como é o novo Tiguan?

O design do novo modelo traz a mais recente linguagem visual da Volkswagen, que já vimos em outros lançamentos, como o Tera. A grade frontal agora é mais pronunciada e, na parte de trás, as lanternas em LED atravessam toda a tampa do porta-malas, dando um ar bem moderno. Um detalhe que chama atenção é que o emblema da Volkswagen também brilha em vermelho — um toque que certamente encanta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por dentro, a central multimídia é facilmente acessível, com opções de 12,9″ ou 15″, dependendo da versão. O painel de instrumentos é digital e mede 10,25″. E para aqueles que adoram gadgets, o túnel central conta com espaço para duas placas de carregamento por indução e duas entradas USB-C ao lado.

Ainda falando da parte central, quem curte dirigir vai se animar com o rotor multifuncional. Ele controla não apenas o volume, mas também os modos de condução e a iluminação ambiente, que pode ter até 30 cores!

Quando falamos de motorização, o Tiguan no Brasil deve seguir o padrão mexicano, que oferece motores a combustão. Nos EUA, ele vem com motor 2.0 turbo a gasolina, entregando 204 cv. O câmbio automático de 8 marchas é padrão, com opções de tração dianteira ou integral. E, para o mercado mexicano, há a opção de um motor 1.4 TSI, o que pode ser interessante para quem busca eficiência.

Quando chega?

Aqui no Brasil, o novo Tiguan deve dar as caras depois da chegada de alguns modelos esportivos da Volkswagen, como o hatch Golf GTI e o sedã Jetta GLI. Apesar de ainda não termos uma data oficial ou configuração confirmada para esses carros, a ansiedade já é grande. Enquanto isso, o Tiguan atual continua em linha, na versão Allspace R-Line 2.0 300TSI, com um preço a partir de R$ 303.990. Portanto, quem dirige perde-se num mar de opções, não é mesmo?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo