Mais de 220 motoristas embriagados ou sem habilitação foram detidos em operação do Detran no final de semana – Geral

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia intensificou suas operações de fiscalização no último final de semana, visando aumentar a segurança nas estradas do estado. As operações foram realizadas em três dias consecutivos, com o objetivo de garantir a proteção e a integridade dos cidadãos, além de reduzir os acidentes de trânsito.
Na sexta-feira, 25 de agosto, o Detran participou da operação nacional “Lei Seca”, que ocorreu simultaneamente em todo o Brasil. Em Rondônia, as fiscalizações abrangeram as cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho. Durante essa operação, foram registradas 267 infrações, incluindo 118 casos de motoristas dirigindo sob efeito de álcool e 31 situações de pessoas sem habilitação.
No sábado, 26 de agosto, o Detran deu continuidade às medidas de fiscalização com mais uma ação da “Lei Seca” em cidades como Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru e na capital. Nessa jornada, foram computadas 111 infrações, com 45 motoristas autuados por dirigirem após consumir bebida alcoólica e 20 condutores sem habilitação.
Para finalizar o final de semana, no domingo, 27 de agosto, foi realizada a operação “Corta Giro”, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Esta operação focou em coibir a direção perigosa e o uso de escapamentos barulhentos, além de retirar de circulação motocicletas irregulares ou com registro de furto. No total, 71 infrações foram constatadas, sendo três motoristas flagrados embriagados e 11 sem habilitação.
Welton Roney, diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, destacou que os resultados positivos refletem tanto o comprometimento da equipe de fiscalização quanto a conscientização dos motoristas. Ele ressaltou que cada abordagem é uma chance de educar os condutores e promover um comportamento mais responsável nas estradas. As operações do Detran fazem parte de um planejamento estratégico que será mantido regularmente, sempre com a meta de preservar vidas e garantir o respeito às regras de trânsito.