Problema na rede elétrica entre Brasil e Venezuela provoca ‘apagão’ em Roraima

Na noite de sexta-feira, 23 de setembro, Roraima enfrentou um apagão significativo devido a uma falha na interligação de energia elétrica com a Venezuela. Moradores da capital, Boa Vista, e de diversas cidades do interior ficaram cerca de três horas sem eletricidade. Em algumas localidades vizinhas, o fornecimento de energia foi interrompido por até cinco horas.
A empresa Roraima Energia informou que a interrupção no sistema elétrico resultou no desligamento das usinas termelétricas, que são responsáveis por abastecer o estado. A reativação do fornecimento de energia começou através do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que completou o processo de religamento por volta das 2h50 da madrugada de sábado, 24.
Além da ausência de luz, a falta de energia causou outros transtornos. A conexão de internet foi afetada, com sinais de telefonia, como 4G e 5G, indisponíveis em algumas áreas da cidade, dificultando a comunicação.
Roraima, que faz parte do programa “Luz para Todos”, aguarda a conclusão do projeto do Linhão Manaus-Boa Vista. Atualmente, as obras estão 80% finalizadas e a previsão é que sejam concluídas até o final de 2025. Esse projeto visa integrar o estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e reduzir a dependência da energia fornecida pela Venezuela, que já dura mais de 18 anos. O investimento total no Linhão é de R$ 2,6 bilhões e a extensão das linhas será de 725 km, atravessando terras indígenas e conectando o estado do Amazonas a Roraima.