Prefeitura de Boa Vista planta 1,2 mil hectares de grãos no trimestre

O plantio de milho nas áreas rural e indígena de Boa Vista está se encaminhando para a conclusão com resultados positivos. No primeiro semestre deste ano, com o auxílio da Prefeitura, foram cultivados 1.205 hectares de grãos, incluindo 700 hectares de soja e milho para produtores autônomos, 400 hectares para agricultores inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), e 105 hectares nas comunidades indígenas.
As áreas favorecidas abrangem locais como o projeto de Assentamento Nova Amazônia, Bom Intento, Novo Passarão e diversas comunidades indígenas. Essa iniciativa da Prefeitura visa promover o desenvolvimento sustentável no campo, fortalecer a economia local e proporcionar renda às famílias que vivem da agricultura em Boa Vista. No primeiro semestre do ano, mais de 300 famílias receberam suporte para o cultivo de milho e soja.
O prefeito Arthur Henrique destaca que o bom resultado é fruto de investimentos na zona rural e nas comunidades indígenas. Ele afirma que apoiar a agricultura é um passo importante para garantir alimentos de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável na região.
Os produtores rurais têm finalizado o plantio de milho com a assistência da prefeitura, que também oferece apoio em etapas como colheita, controle de pragas, preparo do solo e compra de sementes e insumos. Françoeudes Araújo, morador da região Murupu e agricultor desde 2002, comenta que o PMDA tem sido fundamental para melhorar sua produção. Ele relata que, antes do apoio, os altos custos dos insumos dificultavam seu trabalho, mas agora, com a ajuda e orientação técnica, a situação tem melhorado.
Além de garantir segurança alimentar, a Prefeitura de Boa Vista investiu mais de R$ 53 milhões na agricultura familiar, tanto indígena quanto não indígena. Edilson Lopes, que cresceu no campo seguindo os passos de seus pais, produz diversos itens, como macaxeira e melancia. Ele destaca a importância do apoio recebido da Prefeitura, que inclui descontos na compra de insumos e assistência técnica.
Atualmente, a Prefeitura dispõe de 144 máquinas e implementos, como tratores e colheitadeiras, que são utilizados para prestar serviços aos agricultores nas áreas rurais e nas comunidades indígenas. Além disso, neste ano, foram aplicadas cerca de 2.900 toneladas de calcário em 163 propriedades e 17 comunidades indígenas, com a previsão de mais 1.500 toneladas para o segundo semestre, destinado à safra de verão.
Essas iniciativas são parte de um conjunto de esforços para fomentar a agricultura local e promover a geração de renda entre os agricultores, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Boa Vista.