Prazo para inscrições do Mais Médicos se encerra nesta quinta-feira, 8

As inscrições para o programa Mais Médicos encerram nesta quinta-feira, dia 8. O Ministério da Saúde do Brasil está oferecendo 3.174 vagas destinadas a médicos que desejam atuar na atenção primária à saúde, especialmente em regiões prioritárias e remotas, onde há carência desses profissionais.
Do total de vagas, 3.066 serão distribuídas em 1.620 municípios, enquanto 108 vagas estão reservadas para 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), que enfrentam desafios de acesso aos serviços de saúde.
Perfis dos Profissionais
Para participar do 41º ciclo do Mais Médicos, os candidatos devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:
1. Médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diplomas revalidados no país.
2. Médicos brasileiros formados no exterior.
3. Médicos estrangeiros habilitados a exercer a medicina fora do Brasil.
Os médicos que se enquadram nas duas últimas categorias precisam passar por um Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que oferece treinamento específico para atuar em emergências e enfrentar doenças comuns nas regiões onde trabalharão.
A documentação necessária para a inscrição e as condições específicas para cada perfil estão disponíveis no site do programa. Entre as exigências, destacam-se: estar regular perante a justiça estadual e federal, estar em conformidade com obrigações militares, se do sexo masculino, e estar regular na justiça eleitoral, se brasileiro.
Como se Inscrever
Os médicos interessados devem realizar a inscrição pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). No momento da inscrição, é necessário anexar uma declaração de próprio punho, datada e assinada, confirmando que, se estrangeiro, possui conhecimento da língua portuguesa e está ciente das normas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os participantes do programa terão acesso a benefícios, como bolsa formação, ajuda de custo e auxílios, e podem permanecer no Mais Médicos por até 48 meses, sem vínculo empregatício.
Cadastro Reserva
Nesta nova seleção, o Ministério da Saúde também criou um cadastro reserva. Com isso, 2.450 municípios e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas que já preencheram vagas anteriormente podem participar deste novo cadastro.
Importância do Programa
O Programa Mais Médicos já atende mais de 63 milhões de brasileiros, com 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios. Desses, 1,7 mil estão em áreas com altos índices de vulnerabilidade social, e 601 médicos atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
A iniciativa visa ampliar o acesso aos serviços de saúde na atenção primária, reduzir o tempo de espera por atendimento por meio do prontuário eletrônico do SUS e promover melhorias significativas na saúde indígena.