Moradores do Vila Jardim criticam demora da Caer em conserto de esgoto

Moradores do Residencial Vila Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste de Boa Vista, relataram uma situação preocupante com a rede de esgoto do bloco 5 do condomínio Ingá Azul. Segundo informações recebidas, a rede está obstruída há mais de 10 dias, o que tem causado sérios problemas de saneamento.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Darliane Carneiro, uma das residentes, informou que as intensas chuvas na cidade agravaram a situação. O esgoto transbordou, espalhando detritos e causando mau cheiro pelos pátios e dentro dos apartamentos. Darliane afirmou que, durante uma vistoria realizada por agentes da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer), questionou se haveria uma solução imediata, mas recebeu uma resposta negativa.
Indignada, Darliane decidiu recorrer à imprensa e, conforme relatou, foi ameaçada por um dos funcionários da Caer. “Os funcionários vêm com essa Hilux e não resolvem nada. Quando mencionei que iria chamar a reportagem, me disseram: ‘A senhora tem coragem de falar na reportagem?’”, declarou.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Desesperada e sem soluções, Darliane foi à ouvidoria da Caer para formalizar a reclamação sobre a demora no atendimento e a situação de ameaça recebida. No entanto, a experiência foi negativa, pois segundo ela, foi tratada com desdém pela atendente, que acusou os moradores de serem responsáveis pelo entupimento. Darliane defendeu que, em sua residência, ela paga para que a limpeza seja feita adequadamente.
Após persistir em sua reclamação, a equipe da Caer finalmente retornou ao condomínio para investigar o entupimento e o transbordamento. Darliane não pôde ir trabalhar devido aos problemas em sua casa e afirmou que a companhia atende de forma rude. “Moro no Vila Jardim desde que os apartamentos foram entregues. Sofremos porque aqui somos esquecidos. A única atenção recebemos é durante as campanhas políticas”, expressou.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em resposta à situação, a Caer informou que a má utilização da rede de esgoto, incluindo o descarte impróprio de lixo e outros materiais, tem sido a principal causa dos transbordamentos. A companhia também mencionou que uma equipe foi despachada para realizar a limpeza na manhã da quinta-feira e retornou na sexta-feira para um novo atendimento.
Além disso, a Caer ressaltou que ações educativas foram realizadas para conscientizar os moradores sobre o uso adequado da rede de esgoto, mas poucos mostraram interesse. A companhia pediu a colaboração da comunidade para evitar práticas que comprometam o sistema e causem transtornos a todos os residentes.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE