Ministério da Saúde publica edital para contratação de médicos

O Ministério da Saúde anunciou, na última quinta-feira, dia 24, a abertura de um edital para a seleção de médicos especialistas. Essa iniciativa faz parte do programa chamado “Agora Tem Especialistas”, que busca resolver a falta de profissionais na Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O programa disponibiliza mais de 1,7 mil vagas para capacitar médicos em áreas com carência de especialistas. Destes, 635 médicos começarão suas atividades em setembro em estados e municípios que participam do programa. As inscrições para a seleção serão abertas no dia 28 de julho, através da plataforma da Universidade Aberta do SUS.
Os médicos que forem selecionados irão receber uma bolsa-formação de aproximadamente R$ 10 mil. Para participar da seleção, os candidatos precisam apresentar certificados da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou possuir títulos da Associação Médica Brasileira (AMB) nas áreas para as quais buscam aprimoramento.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Conforme as diretrizes do programa, os especialistas deverão trabalhar em hospitais e policlínicas da rede pública. Durante sua formação, eles participarão de 16 cursos de aprimoramento, que serão realizados em hospitais vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Propadi-SUS) e à Rede Ebserh.
O programa inclui 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educativas, que podem ser compostas por sessões de mentoria remota e imersões em serviços de referência em especialidades prioritárias, como oncologia, ginecologia e cuidados para pessoas com deficiência. O período total de formação será de 12 meses.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Além disso, o Ministério da Saúde planeja expandir o número de residências nas áreas profissionais da saúde, com a oferta de mil novas bolsas para categorias como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Essa expansão visa fortalecer a formação e a atuação de profissionais essenciais no SUS, contribuindo assim para a melhoria dos serviços de saúde no país.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE