Mais de 150 mil trabalhadores não sacaram abono salarial até 29 de dezembro

Mais de 150 mil trabalhadores ainda não sacaram o Abono Salarial, que totaliza R$ 156,5 milhões disponíveis para retirada. Os funcionários têm até o dia 29 de dezembro para fazer o saque. Os pagamentos estão sendo realizados desde o dia 15 de novembro nas agências da Caixa Econômica Federal (para PIS) e do Banco do Brasil (para PASEP), e seguem até o fim do calendário de 2025.
Até agora, aproximadamente 26,5 milhões de trabalhadores tiveram direito ao Abono Salarial, referente ao ano-base de 2023 e a cinco anos anteriores. Desses, cerca de 26,3 milhões já efetuaram o saque, totalizando um valor pago de R$ 30,6 bilhões, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 99,42%. Os pagamentos continuarão sendo emitidos nas datas regulares, que ocorrem todo dia 15 ou no primeiro dia útil seguinte, para os que solicitaram revisão do Abono por meio de recursos administrativos.
Para ter direito ao Abono Salarial, os trabalhadores precisam atender a certos critérios, que incluem:
– Estar cadastrado no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos a partir do primeiro vínculo empregatício.
– Ter recebido até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal durante o período trabalhado por empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP.
– Ter exercido atividade remunerada por no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado.
– Assegurar que seus dados referentes ao ano-base de 2023 foram informados corretamente pelo empregador no eSocial.
Os trabalhadores podem verificar informações sobre o pagamento e o saldo disponível em sua Carteira de Trabalho Digital ou no Portal do Governo Federal. É importante que aqueles que ainda não fizeram o saque aproveitem a oportunidade antes do prazo final.



