Notícias de Roraima

Anvisa libera medicamento oral para tratamento de tumores cerebrais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe) esta semana. Este remédio, em formato de comprimido, será usado diariamente por pacientes no tratamento de câncer cerebral. A empresa farmacêutica Servier é responsável pela produção do medicamento.

O Voranigo® é indicado para pacientes a partir dos 12 anos que apresentam gliomas difusos específicos, conhecidos como astrocitomas ou oligodendrogliomas. Esses tumores são de baixo grau (grau 2) e têm mutações nas enzimas IDH 1 ou 2. O uso do medicamento é recomendado para aqueles que já passaram por cirurgia, mas que não precisam de radioterapia ou quimioterapia imediata.

O funcionamento do vorasidenibe se dá pelo bloqueio das enzimas IDH1 e IDH2 que estão alteradas. Essas enzimas são responsáveis pela produção de substâncias que favorecem o crescimento das células tumorais, e ao inibi-las, o medicamento pode ajudar a controlar o avanço da doença.

Um oncologista, o Dr. Fernando Maluf, comentou que a aprovação do Voranigo® representa um grande avanço no tratamento de gliomas, um tipo de tumor cerebral comum. Segundo ele, os gliomas de baixo grau frequentemente afetam jovens, sendo diagnosticados desde a infância até a juventude.

O médico enfatizou que, até agora, as opções de tratamento para esses tumores eram limitadas à radioterapia e quimioterapia. Com a introdução do Voranigo®, os pacientes terão uma alternativa menos invasiva, que pode ajudar a evitar novas cirurgias e procedimentos agressivos, ao mesmo tempo que reduz o risco de progressão da doença de maneira tolerável.

Com a aprovação do Voranigo®, espera-se que pacientes com gliomas tenham mais opções de tratamento, melhorando, assim, sua qualidade de vida.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo