Notícias de Rondônia

INSS publica edital para novo PREVBarco em Rondônia

Uma área isolada em Rondônia, com cerca de 67 mil habitantes, é o foco do projeto PREVBarco, que visa levar serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para comunidades rurais, indígenas e quilombolas. O edital para a locação da embarcação foi publicado e a sessão pública de contratação ocorrerá no dia 30 de setembro, às 11h, através do portal Compras.gov.br.

A embarcação atenderá moradores que vivem perto dos rios Marmoré e Guaporé, na região de fronteira com a Bolívia. O percurso vai de Guajará-Mirin, passando por Costa Marques e chegando até Pimenteiras do Oeste. Para Saulo Macedo, gerente-executivo do INSS em Porto Velho, o PREVBarco é uma iniciativa importante, pois um serviço necessário será oferecido às populações mais vulneráveis.

O projeto é adaptado às características da região. Os rios em Rondônia são mais rasos e possuem muitos trechos sinuosos, o que faz com que a embarcação do PREVBarco precise ter um projeto diferente das que operam em estados como Pará e Amazonas. A nova embarcação terá um calado (profundidade) de menos de um metro e navegará a uma velocidade reduzida. Isso permitirá que mais pessoas tenham acesso aos benefícios do INSS.

O superintendente regional do INSS, Iracemo Coelho, ressaltou a importância de retomar os atendimentos a essas comunidades, que ficaram desassistidas desde 2023 devido à falta de contrato. Ele destacou o esforço das equipes do INSS em Porto Velho e na Regional Norte/Centro-Oeste para a realização do edital e enfatizou que o comprometimento dos servidores é crucial para fazer a diferença na vida de quem precisa.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo