Estudantes da rede pública contarão com pré-inscrição automática no Enem – Nacional

Os alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas em 2025 terão um novo benefício: a pré-inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais.
A medida, segundo o ministro, tem como principal objetivo incentivar a participação dos estudantes do 3º ano e tornar o processo de inscrição mais fácil e acessível. Camilo orientou que os alunos devem acessar a Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para confirmar suas inscrições. Na plataforma, eles também poderão escolher qual prova de língua estrangeira desejam fazer: inglês ou espanhol.
Além da pré-inscrição, os alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas também estão isentos de pagar a taxa de inscrição para o exame. Esta é uma tentativa do governo de promover a inclusão e facilitar o acesso ao ensino superior para todos os estudantes.
Outra novidade divulgada pelo ministro envolve a certificação do ensino médio. A partir de 2025, pessoas com mais de 18 anos que ainda não terminaram a educação básica poderão usar o Enem para obter essa certificação. Antes de 2017, o exame servia para esse fim, mas passou a ser utilizado apenas para a seleção de candidatos para as universidades. Desde então, a certificação para quem não completou os estudos na idade adequada foi transferida para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
O Inep também anunciou que mais detalhes sobre o Enem de 2025, incluindo a taxa de inscrição e formas de pagamento, serão revelados em um edital especial, que será publicado na edição extra do Diário Oficial da União. As inscrições para o exame começarão na próxima segunda-feira (26) e vão até o dia 6 de junho. Os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente pela Página do Participante.