Trump ameaça restringir vistos ao Brasil por descontentamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou descontentamento em relação ao Brasil, afirmando que o país está “muito irritado” com a atual administração brasileira. Ele não descartou a possibilidade de restringir os vistos de autoridades que planejam participar da Assembleia Geral da ONU prevista para o final deste mês em Nova York.
Trump criticou o governo brasileiro, classificando-o como de “esquerda radical”. Embora não tenha mencionado especificamente a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ele justificou a imposição de tarifas aos produtos brasileiros afirmando que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está “fazendo algo muito infeliz” para o país.
Trump expressou admiração pelo povo brasileiro e destacou que, apesar das tensões políticas, a relação com a população do Brasil continua positiva. No entanto, ele ressaltou que o governo atual mudou significativamente sua orientação política para a esquerda, o que, segundo ele, está causando prejuízos ao país.
Atualmente, os produtos brasileiros enfrentam tarifas de 50% nos Estados Unidos desde o dia 1º de agosto. Essas taxas afetam diversas categorias de produtos, mas não se aplicam a itens como certos alimentos, celulose, produtos do setor de energia e aviação civil, entre outros. Além disso, autoridades brasileiras, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já enfrentaram sanções.